Anterior

Coordenador de Cursinho faz palestra sobre Enem

14/05/2018

Anterior

Próxima

Presidente da Comissão de Direito Penal da OAB de Votorantim se reúne com Raul Marcelo

14/05/2018

Próxima
14/05/2018 - 15:20
Votorantim perde quase 19 mil eleitores
 Foto: Luciana Lopez 

Quem deixou para regularizar o título no último dia enfrentou fila

Matheus Cirone
(programa de estágio)


O número de eleitores em Votorantim teria um aumento de mais de cinco mil pessoas, em relação às eleições de 2016, passando de 87.255 para 92.818, entretanto, 18.911, totalizando 20,37%, não realizaram a regularização do título e a biometria, perdendo, assim, a possibilidade de votar em 2018, de acordo com os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a regularização do título sendo permitida até a última quarta-feira (09), munícipes enfrentaram horas de fila no último dia para que não perdessem o direito do voto, como é o caso de José Olímpio, de 35 anos. “Estou na fila há uma hora e meia. A gente vai deixando e quando vê é o último dia. Tinha que vir de qualquer jeito, então não tem jeito”, relata, ele segurava a senha 246. Sobre a regularização, diz. “Sou de Amparo e estou aqui há três anos, não votei nas últimas duas eleições, então vou fazer a transferência e a biometria”, afirma. Ele acredita que é importante ter o direito de votar. “Escolher um bom representante”, finaliza.
Jandira Bonrruque Valente, 54 anos, também estava na fila para regularizar o título. “São 20 anos morando aqui, eu era do Paraná, precisava fazer a transferência”, conta. Confiança em votar, não faltava. “Vai dar certo, hoje saio daqui com o título, para votar aqui, bem pertinho de casa”, frisa. Para as eleições deste ano, ela espera melhorias. “Votar bem, em alguém que melhore o país, um candidato bom”, diz.
De acordo com uma funcionária do Cartório Eleitoral de Votorantim, durante os últimos dias de regularização, foram distribuídas 400 senhas diárias para os munícipes, além do atendimento no Poupatempo de Sorocaba e no Posto de atendimento do Shopping Iguatemi Esplanada. Ela lembra que nos finais de semana em que o local esteve aberto para a população regularizar o título, a média de pessoas que compareceram foi de 40, que é dez vezes menor que a quantidade de senhas distribuídas. (Supervisão: Luciana Lopez)

 


Reportagem publicada na página 5 da edição 267 da Gazeta de Votorantim de 12/05/2018 a 18/05/2018



Veja mais fotos:

  1. Jandira Bonrruque Valente - Por Matheus Cirone

  2. Jandira Bonrruque Valente - Por Matheus Cirone
  3. José Olímpio - Por Matheus Cirone

  4. José Olímpio - Por Matheus Cirone







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.