Anterior

Seis escolas municipais recebem melhorias

15/05/2018

Anterior

Próxima

Procon orienta consumidores e lojistas sobre compras no Dias das Mães

15/05/2018

Próxima
15/05/2018 - 12:50
Transexuais recebem novos registros civis com nome social em Votorantim
 Foto: Pâmela Ramos 

Laysa Milan e Ronaldo Pires

Luciana Lopez

O Cartório Civil de Votorantim entregou, na quarta-feira (09), novos registros civis com nome social de pessoas transexuais e transgêneros da cidade.
O coordenador do Movimento LGBTs de Votorantim, Ronaldo Pires, explicou que, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter autorizado, em março deste ano, a mudança de nomes dos transexuais, inclusive para aqueles que não fizeram a cirurgia de transgenitalização, o movimento votorantinense entrou em contato com o cartório da cidade que prontamente atendeu a demanda. “Gostaria de agradecer atenção do Cartório Civil de Votorantim, da oficial de Registro Naila de Rezende Khuri, dos colaboradores Carlos e Aline pelo atendimento carinhoso, acolhedor, também da juíza Graziela Gomes dos Santos Biazzim e do promotor de Justiça Luiz Alberto Meirelles Szikora, que receberam os requerimentos e reconheceram o direito conquistado no STF.
Segundo Pires, Votorantim é a primeira cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a autorizar a mudança de nome e sexo no registro civil, com base na decisão STF. A alteração no documento pode ser feita em cartório, mesmo sem autorização judicial, mas ainda enfrenta resistência em cartórios de outras cidades.
Cinco pessoas, entre eles, transexuais e transgêneros já tiveram os nomes sociais reconhecidos e os registros alterados na cidade. Pires disse que esse é uma grande conquista dessas pessoas que de agora em diante terão garantidas a cidadania plena. “É o começo de uma vida nova para elas, aliás, precisamos mostrar isso para outros municípios e deixar claro o exemplo de Votorantim”, afirmou.
A costureira e decoradora Laysa Milan, 47 anos, recebeu seu novo documento e considerou um marco em sua vida. “A data de hoje, para mim é muito especial, uma conquista que eu sonho desde criança e eu tinha muita vontade de mudar de nome. Quero agradecer às pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Acho que a minha vida vai melhorar, pois agora serei mais respeitada, por exemplo, quando eu chegar numa loja e precisar apresentar documentos, não vai mais causar estranheza. A partir de agora, em todos os locais que eu for, inclusive posto médico e órgãos públicos serei chamada pelo nome feminino”, comemorou.
Quem também foi buscar o novo registro civil foi a cabeleireira Gabriella dos Santos, de 32 anos. “Desde que eu me conheci por gente eu sempre me senti uma menina, fui crescendo e hoje sou uma mulher. Eu sempre tive vontade de mudar meu nome, mas antes era bem burocrático, muito difícil, pois tinha que lutar anos na Justiça e passar por uma série de exames”, disse. Ela ainda comentou que foi vítima de preconceito por carregar um documento que não correspondia com a sua imagem. “Sofri constrangimento, principalmente em órgão público da cidade, na qual eu fui contestada. Mas hoje, graças à Deus, não terei mais receio de mostrar meu documento. Em 15 dias conquistei meu direito através do Cartório de Votorantim, que me acolheu muito bem”.
Gabriella foi acompanhada da irmã e da mãe, que se mostraram contentes com a conquista. “Eu fiquei muito feliz, parabenizei pelo sonho realizado. A partir de agora não vai ter mais burocracia e eu não vou mais ter que ficar brigando para defendê-la, pois zombavam dela. Fiz questão de acompanhá-la neste momento tão importante da vida dela. Agora as pessoas vão ter que respeitá-la, assim como ela respeita os outros”, disse a pensionista Eliana Santos Soares, mãe de Gabriella.

 

Reportagem publicada na edição nº267 de 12 de maio de 2018 do Jornal Gazeta de Votorantim, página seis.



Veja mais fotos:

  1. Gabriella ladeada pela mãe e irmã. Por Pâmela Ramos

  2. Gabriella ladeada pela mãe e irmã. Por Pâmela Ramos







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.