Anterior

Festa Junina Beneficente deve injetar R$ 2 milhões em Votorantim

16/05/2018

Anterior

Próxima

Indústria gera 700 novos postos de trabalho na região de Sorocaba em abril

16/05/2018

Próxima
16/05/2018 - 14:22
Secretaria de Educação oferece capacitação técnica para diretores sobre recursos federais

Oficina tratou de ferramenta de apoio para gestão escolar e de como obter verbas do MEC
 Foto: Divulgação 

A Secretaria de Educação de Votorantim realizou nesta quarta-feira (16), no Polo UAB, uma capacitação técnica para cerca de 50 diretores de escolas da rede municipal de ensino sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, que é uma ferramenta do Ministério da Educação (MEC) de apoio à gestão escolar.

A formação teve como objetivo orientar os gestores das unidades na utilização do programa, solucionando dúvidas e esclarecendo a importância da ferramenta no apoio da gestão da escola. De acordo com o secretário de Educação, Tiago Araújo, a ferramenta do PDDE Interativo serve como um guia para que os gestores definam um plano de ação. “Ele é organizado em etapas, para que possam identificar os principais problemas da escola e assim consigam proporcionar a melhoria aos alunos de maneira efetiva”, explicou.

Na oportunidade, também foi tratado sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério de Educação (MEC), que tem objetivo de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das unidades, reforçando a autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.

No entanto, a verba só é destinada às escolas municipais que tenham feito um preenchimento de dados de valores recebidos, despesas e eventuais saldos a serem utilizados no ano seguinte. “Muitos diretores educacionais gostariam de obter mais informações em como preencher os dados solicitados pelo programa. Isso demonstra transparência, apontando se os recursos foram corretamente utilizados e se os objetivos foram alcançados”, ressaltou. Vale ressaltar que Votorantim ficou sem receber esse recurso por quatro anos, voltando a obtê-lo em 2017, conseguindo cerca de R$ 300 mil anuais divididos entre todas as escolas de acordo com o número de alunos.

A capacitação foi realizada por uma empresa de treinamento especializada no assunto. Primeiramente, a oficina foi realizada na Secretaria de Educação e, agora, atendeu aos diretores das unidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Votorantim










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.