Anterior

Vai viajar de carro? Confira 7 itens para revisar antes de pegar a estrada

17/07/2018

Anterior

Próxima

Vereado pede melhorias na sinalização do trânsito

17/07/2018

Próxima
17/07/2018 - 14:47
Prepare seu hambúrguer artesanal

Especialista da área de gastronomia do Senac Sorocaba orienta sobre tipos de carnes, ponto de fritura e temperos
 Foto: Divulgação 

Hambúrguer gourmet

 

O tradicional hambúrguer ganhou uma nova roupagem, com receitas exclusivas para quem gosta de carnes bovinas, suínas, de frango e até para quem é vegetariano. A gourmetização deixou essa opção culinária ainda mais atrativa, com ingredientes para todos os gostos. A docente da área de gastronomia do Senac Sorocaba, Marina de Morais Monteiro, ensina alguns segredos para preparar uma versão do lanche em casa.

Segundo Marina, para bovino, suíno e frango, a mistura deve ser sempre 80% de carne e 20% de gordura. Algumas opções de blend bovino, mistura de carne e gordura, são feitas com acém, fraldinha e coxão duro – todos do peito do boi.

Tempero

Para temperar todos os tipos de carnes, utilize sal grosso, moído na hora, e pimenta do reino. “Lembre-se de temperar apenas quando for o momento de colocar o hambúrguer na chapa, grelha ou frigideira. O procedimento garantirá suculência”, orienta Marina.

Ponto da carne

O ponto correto do hambúrguer bovino varia conforme a pessoa desejar, porém o ideal para manter a suculência é a temperatura no centro ficar entre 60º e 65ºC. Já para suíno e frango, o indicado é bem passado para evitar doenças como a Salmonela e Cisticercose.

Para quem vai fritar o hambúrguer na frigideira, Marina observa que o melhor modelo são as antiaderentes. “Vale lembrar que a carne deve estar bem gelada e não congelada, isso a deixará mais firme”, analisa.

Combinações

Para complementar o hambúrguer, pode-se colocar ingredientes como queijo cheddar, cebola, vinagrete, picles, alho-poró refogado, rúcula, alface, tomate e cogumelos. “Não há regras para isso, é só harmonizar de acordo com o gosto de cada um”, afirma.

Sobre os pães, é importante que sejam da mesma forma do hambúrguer, para facilitar na hora de comer. Nesse caso, há opções como brioche, ciabatta, pão de cebola, de azeite e italiano.

Veja como fazer um hambúrguer de picanha, indicado pela docente do Senac Sorocaba.

Hambúrguer de picanha

Rendimento: 4 porções
Preço médio da receita:
R$ 13

Ingredientes

·         640 gramas de picanha

·         160 gramas de gordura de picanha

·         10 ml de óleo vegetal

·         Sal a gosto

·         Pimenta do reino a gosto

·         Pão de hambúrguer de cebola

·         4 unidades de alface americana

·         1 tomate caqui

·         200 gramas de queijo tipo suíço

·         100 gramas de mostarda

·         30 gramas de mel

Modo de preparo

Corte a picanha e a gordura bovina em pedaços pequenos e leve à geladeira. Quando estiver bem gelada, passe pelo moedor de carne intercalando gordura e carne bovina. Divida a mistura em partes iguais com o auxílio de uma balança. O peso pode variar entre 150 e 200 gramas.

Sobre um filme plástico, molde o hambúrguer com um aro de metal de diâmetro desejado. Aqueça uma chapa, frigideira ou grelha e adicione 10 ml de óleo. Coloque o hambúrguer e vire com uma espátula quando as bordas estiverem douradas, entre três e quatro minutos. Tempere com sal e pimenta do reino.

Coloque o queijo sobre o hambúrguer no momento final do cozimento para derretê-lo e retire do fogo.  Em seguida, misture a mostarda e o mel em uma tigela e reserve.

Corte o pão ao meio e toste-o na frigideira. Na parte inferior, adicione o hambúrguer com o queijo, seguido do tomate, da alface americana e da mistura de mostarda e mel. Coloque a tampa do pão sobre o lanche e sirva.

Vegetariano

Para quem não come carne, os hambúrgueres vegetarianos são uma opção saborosa e podem ser feitos com carne de soja, mix de cogumelos, grão de bico e abóbora.

“Para o hambúrguer de cogumelos, uma boa combinação são tomates assados em baixa temperatura, com azeite e erva abobrinha grelhada”, diz Marina.

Formação na área

Para quem deseja saber mais sobre a arte de fazer hambúrguer, o Senac Sorocaba está com vagas abertas para o curso Hambúrguer Gourmet: origem e evolução, com início no dia 28 de julho. Com duração de 20 horas, as aulas irão desenvolver técnicas para o preparo de hambúrgueres, como modelagem, montagem, pontos de fritura e combinações.

Para obter informações e fazer inscrição, é só acessar o Portal Senac  (www.sp.senac.br/sorocaba) ou ir na própria unidade.

Serviço:

Hambúrguer Gourmet: origem e evolução
Data: 28 de julho a 1º de setembro de 2018
Horário: sábados, das 8 às 12 horas
Local: Senac Sorocaba

Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392, Vila Hortência – Sorocaba/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/sorocaba

 

 

 

Fonte: Lettera Comunicação










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.