Anterior

Oftalmologista do BOS é aprovado com mérito em exame internacional de proficiência

18/07/2018

Anterior

Próxima

Catador conhecido na cidade é encontrado morto em sua casa

15/07/2018

Próxima
18/07/2018 - 14:47
Implante coclear pode devolver a audição a deficientes auditivos com perdas profundas

Fonoaudióloga fala sobre cirurgia para colocação do dispositivo e em quais casos é possível realizar o procedimento
 Foto: Imagem Ilustrativa 

A perda auditiva é uma deficiência física caracterizada pela dificuldade em escutar. Para solucionar este problema, há décadas existem os aparelhos auditivos, pequenos dispositivos que captam os sons do ambiente e amplificam as frequências em que o paciente possui dificuldades em escutar, propiciando audição praticamente normal.

Embora eficientes e extremamente modernos e discretos, os aparelhos auditivos não são indicados em todos os casos em que ocorra a perda auditiva, como explica Dra. Fernanda Campos, fonoaudióloga da Ouça a Vida, clínica de fonoaudiologia da Ápice Medicina Integrada. “Quando há perdas profundas, os aparelhos auditivos convencionais não dão conta de amplificar os sons o suficiente para que haja uma boa audição. Nesses casos é indicado o uso dos implantes cocleares, que é um aparelho colocado dentro da cóclea, no ouvido interno. Este dispositivo gera estímulos elétricos diretamente no nervo auditivo, propiciando a audição ao paciente”, explica.

Diferentemente dos aparelhos auditivos, que precisam ser apenas encaixados no ouvido, é necessário fazer uma cirurgia para instalar o implante coclear. “O procedimento é realizado em centro cirúrgico de hospitais capacitados, por médicos otorrinolaringologistas. O implante coclear é composto por duas partes. Uma interna que fica próxima à cóclea e a outra externa, que fica atrás da orelha, semelhante a um aparelho auditivo convencional”, explica.

Após a cirurgia, é necessário aguardar a cicatrização para que o aparelho possa ser ligado. “É recomendado aguardar cerca de trinta dias para fazer a ativação do implante, pois é o período necessário para a cicatrização da cirurgia. Feito isso, o dispositivo passa a funcionar e a pessoa passa a ouvir, trazendo bons resultados para a audibilidade e comunicação”, destaca.

Com o dispositivo funcionando, é preciso se consultar regularmente com o fonoaudiólogo. “As consultas são necessárias para manutenções, troca de baterias e acompanhamento médico e fonoaudiológico da pessoa, que irá passar a ter uma rotina diferente, pois com a volta da audição, tudo muda em seu cotidiano”, conta Dra. Fernanda.

O ideal é que o implante seja feito logo na primeira infância. “Em pessoas com perda auditiva profunda congênita, é recomendado o implante coclear nos primeiros anos de vida, pois, desta forma, a criança poderá ouvir e desenvolver a capacidade e memória auditiva, assim como a fala, contribuindo para todo a sua evolução psicológica, motora e pedagógica”, ilustra a fonoaudióloga, que completa. “Quando o paciente nasce sem ouvir e fica muitos anos privado dos estímulos auditivos, mesmo com o implante, é difícil a readaptação, pois não existe memória auditiva e a compreensão dos sons fica prejudicada. Nestes casos, é necessário um longo período de adaptação e terapia com fonoaudiólogos para desenvolver a capacidade auditiva”.

O implante coclear é um aparelho de alta tecnologia, que possui custo elevado. “O custo médio do implante coclear e da cirurgia gira em torno de R$ 60 mil, no entanto, é possível ter acesso gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os planos de saúde particulares também são obrigados a cobrir as despesas com implante coclear. Para saber como proceder, procure um fonoaudiólogo de confiança”, conclui Dra. Fernanda Campos.

A clínica Ouça a Vida fica na galeria da Ápice Medicina Integrada, localizada na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas em: www.oucaavida.com.br, pelo telefone: (15) 3211-0583 ou WhatsApp: (15) 99800-7006.

 

 

 

Fonte: Q Notícia










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.