Anterior

Audiências Públicas do Estado estão disponíveis na internet

13/08/2018

Anterior

Próxima

Resumo de Novelas (de 13 a 18 de agosto de 2018)

13/08/2018

Próxima
13/08/2018 - 15:40
Aberta em Votorantim a exposição da autêntica iconografia sacra

Trabalhos ficam à disposição até dia 24 de agosto, no Paço Municipal
 Foto: Divulgação/PMV 

.

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (13), com a presença do prefeito Fernando de Oliveira Souza, no saguão da Prefeitura Municipal de Votorantim, a exposição da Escola de Iconografia Sagrada Face. São 12 obras que têm coordenação do mestre padre Almir Flávio Scomparim.

A abertura da exposição contou com a apresentação da professora de canto coral da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi”, Tathiane Mariano. As obras seguem expostas até o dia 24 de agosto e podem ser visitadas das 8h às 17h.

Entre os participantes da solenidade de abertura estavam presentes os secretários de Cultura, Turismo e Lazer, Edson Cortez; de Planejamento e Desenvolvimento e de Governo, Carlos Laino; de Meio Ambiente, Antônio Wilson Miramontes; de Finanças, Jéssica Teixeira; de Administração, Fábio Lugari, além do vereador Alfredo Pissinato Júnior, entre outros convidados.

A exposição apresenta a técnica que foi adotada através da iconografia russa da escola de Moscou, considerada a mais sublime e harmônica das técnicas, tendo como expoente máximo Andrei Rublev. Por esse motivo a escola usa somente pigmentos naturais, os mesmos usados por ele e segue as etapas canônicas para produção de um ícone.

De acordo com o padre Flávio, o ícone não é mera obra de arte, mas uma janela para o céu. O suporte utilizado é de madeira e preparada com tecido de linho, gesso e cola de coelho. O desenho transferido para o suporte são modelos de antigos mestres iconógrafos. A douração é feita com ouro de 23,5 quilates.

Ele explica que na linguagem iconográfica em vez de pintar se diz “escrever” um ícone, já que o ícone é a Palavra de Deus em cores e forma. As cores são preparadas na sala de aula pelos alunos usando tempera de ovo. Todo ícone deve levar um nome, pois é esse o seu vínculo sagrado, faz-se então a caligrafia e um verniz de proteção. A última etapa é a bênção do ícone.

            As aulas da Escola de Iconografia Sagrada Face acontecem às quartas-feiras, das 14h às 17h, no Instituto de Teologia João Paulo II, na avenida Dr. Eugênio Salerno, 60, em Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3321-2555.




Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Votorantim










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.