Anterior

Falta de canalização no Novo Mundo é debatida na Câmara Municipal

17/08/2018

Anterior

Próxima

Brincando na Praça acontece neste domingo na Vila Garcia

18/08/2018

Próxima
18/08/2018 - 11:21
Hoje tem mais um dia “D” contra sarampo e pólio
 Foto: Divulgação 

 

 

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde, realiza hoje (18) mais um dia “D” de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Votorantim estarão abertas das 8h às 17h. Devem ser imunizadas crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A Campanha segue até o dia 31 de agosto, e os pais ou responsáveis podem também procurar pelas Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira durante o horário de funcionamento de cada uma delas.
Conforme o Departamento de Vigilância em Saúde, em Votorantim deverão ser imunizadas 6.175 crianças. Até a última semana, foram aplicadas 2.417 doses contra a pólio e 2.330 contra o sarampo.
O secretário da Saúde, Junior Silveira, ressalta a importância de levar as crianças para receber a vacina. “A procura está muito baixa e esperamos um bom número de crianças no sábado”, disse.
A vacina contra o sarampo que vem sendo aplicada é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, será administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas enfermidades no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da poliomielite, uma doença infectocontagiosa grave e que provoca danos irreversíveis, foi erradicado no Brasil na década de 1990.
Quanto ao sarampo, em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, mas atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.



Reportagem publicada na edição 281 da Gazeta de Votorantim de 18 a 24 de 2018, página 08.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.