Anterior

Lions faz mutirão pelo meio ambiente

01/09/2018

Anterior

Próxima

Resumo de Novelas (de 03 a 08 de setembro de 2018)

03/09/2018

Próxima
03/09/2018 - 09:51
Pesquisadores sorocabanos lançam livros sobre Comunicação

Obras relacionam Comunicação à Arte, Cultura, Narratologia e Estilística
 Foto: Imagem Ilustrativa 

 

Questionar, inovar e transformar são articulações características tanto da ciência, do fazer pesquisa, quanto da arte, em suas múltiplas plataformas e, em uma perspectiva mais ampla, da cultura como um todo e também das mídias, quando estas se propõem ao diálogo por meio de suas narrativas, com a diversidade de linguagens que possuem.

É a partir dessa compreensão que o leitor é convidado a se emaranhar em uma teia de possibilidades artísticas, culturais, midiáticas, narrativas e estilísticas nas obras “Comunicação, Arte e Culturas: (re)leituras e (re)flexões” e “Mídia, narrativa e estilo: literatura, cinema, videoclipe e telejornal”, frutos das pesquisas conjuntas, respectivamente, entre Míriam Cris Carlos e Paulo Celso da Silva, doutores em Comunicação e professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), e entre João Paulo Hergesel, doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e Míriam Cris Carlos.

Os estudos de “Comunicação, Arte e Culturas” têm gênese nas inquietações suscitadas pelos pesquisadores durante as aulas da disciplina “Comunicação, Cultura e Arte”, que ministravam juntos no Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso. Na obra, os autores dialogam com pensadores do campo teórico e/ou da prática artística, como Philadelpho Menezes, Oswald de Andrade, Vilém Flusser, Ciro Marcondes Filho, Michel Serres, Eduardo Kac e Robert Mapplethorpe. Nas últimas páginas, é proposto Manifesto da Contemporaneidade, não com a intenção de fechar o livro, mas no movimento de abrir novos caminhos.

Já os artigos de “Mídia, Narrativa e Estilo” foram desenvolvidos, em maioria, durante o percurso de João Paulo Hergesel no Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso, quando foi orientado por Míriam Cris Carlos. No livro, os olhares se voltam para narrativas produzidas em diversas mídias e com seus estilos particulares – como um filme de Lasse Nilsen, uma obra literária de Adriana Lisboa e a cobertura de uma mesma notícia por diferentes telejornais – em diálogo com autores como Italo Calvino, Tzvetan Todorov e Nilce Sant'Anna Martins. Ao propor tais análises, os estudos apontam a relevância da Narratologia e da Estilística para as pesquisas sobre narrativas midiáticas contemporâneas.

O evento de lançamento dos livros acontecerá no dia 6 de setembro, a partir das 17h, no Publicom, evento que integra as atividades do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), que este ano ocorrerá na Universidade da Região de Joinville – Univille, no estado de Santa Catarina.

Para acesso às obras, os sites da Amazon e da Editora Jogo de Palavras (www.jogodepalavras.lojaintegrada.com.br) já contam com pré-venda. A aquisição pode ser realizada, ainda, através de contato com João Paulo Hergesel (jp_hergesel@hotmail.com), responsável pela editora Jogo de Palavras e com o qual é possível acordar transferência através de depósito bancário. Cada exemplar está disponível pelo valor de R$30,00.

Serviço

O quê? Lançamento dos livros “Comunicação, Arte e Culturas: (re)leituras e (re)flexões” e “Mídia, Narrativa e Estilo: literatura, cinema, videoclipe e telejornal”

Quando? 6 de setembro de 2018 (quinta-feira), às 17h

Onde? Ginásio do Colégio da Univille (Publicom – Intercom 2018)

Livros:
Comunicação, Arte e Culturas: (re)leituras e (re)flexões

Míriam Cris Carlos e Paulo Celso da Silva

14 x 21 cm, 136 páginas, R$30,00.

Mídia, Narrativa e Estilo: literatura, cinema, videoclipe e telejornal

João Paulo Hergesel e Míriam Cris Carlos

14 x 21 cm, 136 páginas, R$30,00.

 

 

Fonte: Isabella Pichiguelli










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.