Anterior

CPFL Piratininga investe R$ 15,1 milhões na rede elétrica na região de Sorocaba

18/09/2018

Anterior

Próxima

Site ajuda na escolha do voto dos eleitores paulistas

18/09/2018

Próxima
18/09/2018 - 12:14
AAI celebra primeiro empreendedor surdo

Setembro Azul será celebrado com exposição no Sorocaba Shopping
 Foto: Divulgação/AAI 

Artista Moisés Surdo e presidente Maria Ângela comemoram conquista da entidade

 

A Associação do Amor Inclusivo (AAI) comemora o primeiro atendido da entidade a tornar-se um empreendedor em Sorocaba. O artista Moisés de Camargo, 45 anos, nascido em Rancharia (SP), mas na cidade desde 1994, conseguiu obter o certificado de Microempreendedor Individual às vésperas da celebração do Setembro Azul, mês especial para a comunidade surda mundial.

“Acredito ser o primeiro empreendedor surdo de Sorocaba”, afirma a presidente da associação e especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), Maria Ângela de Oliveira Oliveira. “Nosso Moisés chegou para aprender o básico de Português e Matemática para voltar a estudar. Na AAI, percebemos seu grande potencial”.

O talento do artista foi descoberto mesmo antes da inauguração da entidade. “Precisávamos pintar as paredes e pedi voluntários. O Moisés contou que havia trabalhado como pintor e foi o ‘chefe’”, conta Maria Ângela. “Para pintar a fachada, dei a ideia do que queria e ele fez tudo com muita facilidade. É um verdadeiro artista”.

Com o nome artístico Moisés Surdo, além de pintor, ele faz arte em ferro e, agora, prepara-se para investir no próprio ateliê. Suas peças estão disponíveis para venda na sede da AAI. Para conhecer seu trabalho, basta acessar www.artistamoisessurdo.blogspot.com ou entrar em contato pelo e-mail artista.moisessurdo@gmail.com ou o telefone (15) 99669.7152.

SETEMBRO AZUL – O mês de setembro é mundialmente celebrado pela comunidade surda por conter datas importantes: 10/09 é o Dia Internacional das Línguas de Sinais; 26/09 é o Dia Nacional do Surdo; e 30/09 é o Dia Internacional do Surdo.

A cor escolhida para representar o mês é o azul, pois, durante a Segunda Guerra Mundial, os deficientes eram obrigados a utilizarem uma faixa azul de identificação no braço. A cor que remetia à opressão, com o tempo, foi adotada pela comunidade surda como símbolo de resistência e inclusão.

EXPOSIÇÃO – Para este Setembro Azul, a AAI prepara uma exposição especial no Sorocaba Shopping, situado ao número 1.700 da avenida Dr. Afonso Vergueiro, no Centro de Sorocaba. De 24 a 30 de setembro, das 10 às 22 horas, os visitantes podem conferir as artes produzidas pelos atendidos da entidade, como peças em ferro, pinturas, crochê, artesanato e fotos.

No sábado (29), às 17 horas, o público poderá conhecer as atividades da AAI por meio de uma apresentação de professores voluntários e atendidos; às 18 horas, haverá uma oficina de Libras; às 19 horas, apresentação de música; às 19h30, de dança; e, às 20 horas, de capoeira.

O encerramento do domingo (30), às 15h30, terá novamente as apresentações dos professores voluntários e dos alunos e, às 17 horas, o evento é finalizado com uma oficina de Libras.

SOBRE – A Associação do Amor Inclusivo (AAI) é uma instituição sem fins lucrativos com o propósito de atender crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva, visual ou múltipla. Com sede no número 564 da rua Pedro Álvares Cabral, na Vila Progresso, a entidade pode ser acessada pelas linhas de ônibus municipais 23, 45, 48 e 56. Para saber mais, acesse www.aainclusivo.blogspot.com ou entre em contato pelo e-mail aainclusivo@gmail.com.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa da AAI










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.