Anterior

O que acontece se não sacar Fundo PIS/Pasep durante o calendário oficial?

18/09/2018

Anterior

Próxima

Anvisa regulamenta suplementos alimentares e empresas precisam se atualizar

18/09/2018

Próxima
18/09/2018 - 14:13
Espetáculo Poesia em Movimento marcará a abertura da 9ª Mostra de Dança de Votorantim

A peça infantil, que une teatro, dança e literatura, é inspirada nos poemas do escritor fluminense, Moacyr Sacramento
 Foto: Divulgação 


A companhia de dança Sintonia Arte & Cultura e a companhia de teatro musical On Broadway apresentam, em parceria com a ST Dança, o espetáculo infantil Poesia em Movimento. A montagem marcará a abertura da 9ª Mostra de Dança de Votorantim, que acontece no dia 12 de outubro, às 16 horas, no Auditório Municipal Francisco Beranger. Como o próprio nome diz, por meio da dança e da poesia de Moacyr Sacramento, o Moa, a peça conta a história de um Poeta que perdeu a Inspiração.

É uma produção que promete prender a atenção e mexer com o imaginário da plateia. “Já trabalhamos esse texto durante o Espetáculo de Dança Infantil da Sintonia Arte & Cultura, no ano passado. No entanto, agora, ele será totalmente recriado e direcionado para as crianças, enquanto espectadoras. Nossa intenção é que elas se sintam abraçadas pela história e envolvidas com os personagens”, explica Bia Ruberti, diretora artística e responsável pelo roteiro da peça.

Sady Medeiros é diretora teatral do espetáculo e responsável pela performance dos atores Felipe Marques e Angélica Bittar, que interpretarão o Poeta e a Inspiração, respectivamente. Ela garante que a plateia infantil vai participar do espetáculo de forma diferente. “O espetáculo será interativo, onde as crianças serão ativas na história e participarão desse resgate da memória do Poeta. A ideia é que elas criem junto com a gente, tornando a atividade mais lúdica”.

“A peça conta a trajetória do Poeta tentando recuperar sua Inspiração e alguns dos seus poemas serão recitados e representados por coreografias de jazz, ballet, sapateado americano, dança irlandesa e danças urbanas; além da interação com a plateia. Será uma experiência diferente e mágica”, promete.

A ideia de recriar a peça para que ela pudesse ser assistida pelas crianças era um desejo antigo tanto da Bia quanto da Sady, que consideram os poemas do Moa lindos e de fácil empatia, além de ele ser um artista com muita experiência e reconhecimento no País e no exterior.

A história do poeta

Moacyr tem 19 livros publicados, muitos deles adotados por dezenas de escolas de todo o Brasil. Os poemas levaram o dentista aposentado ao reconhecimento como poeta até fora do País, sendo convidado a publicar os textos e a participar de eventos em Portugal e Cuba. Um de seus poemas – O Moço – foi considerado um dos cem textos mais influentes do século XX pela Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.

Moacyr e sua esposa, a artista plástica Marinete Sacramento, são de Niterói e atualmente moram em Conservatória, cidade do Rio de Janeiro conhecida pela arte. Os dois administram o ateliê Casa do Poeta, onde os livros e textos do Moacyr, aquarelados por Marinete, são vendidos. O casal trabalha em conjunto. “Hora ela se inspira nos meus textos para criar as formas da aquarela, hora me inspiro na arte aquarelada de Marinete para criar os poemas. A ideia partiu dela mesma. Depois que ela desmontou meu consultório de dentista, e eu já estava me dedicando totalmente à escrita, comprei pincéis, telas e tintas e dei de presente a ela. Foi assim que começou a nossa história, juntos na arte”, conta Moa.

Para ele, o convite de ceder os textos para o espetáculo é uma honra. “Quase me matou (risos). Imagine um cara apaixonado por dança e poesias no Brasil. Nós, poetas, brigamos de foice no escuro. Um dos meus textos já havia sido dançado numa academia do Rio de Janeiro enquanto eu o recitava. Então quando a Bia ligou, pensei que ela fosse montar uma leitura. Mas ela falou que não, ‘nós vamos montar uma história baseada nos seus textos’. Aí, rapaz, segura coração!”, emociona-se o poeta.

Serviço

Espetáculo infantil Poesia em Movimento

Local: Auditório Municipal Francisco Beranger

Endereço: Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro, Votorantim/SP

Data e hora: 12 de outubro, às 16 horas

Ingressos: inteira R$20 e meia-entrada R$10

Serão vendidos na sede da Sintonia Arte & Cultura e da On Broadway, localizados na Avenida Padre Joaquim Gonçalves Pacheco, 172, Jardim São Paulo, Sorocaba/SP, a partir do dia 17.

Mais informações pelos telefones (15) 3019-2281 ou (15) 9 9771-8390.



Fonte: JF Gestão de Conteúdo










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.