Anterior

Procon Votorantim alerta para cobranças indevidas de associações a aposentados e pensionistas

12/12/2018

Anterior

Próxima

Espetáculo ‘Alegria: o Auto do Circo’ é atração em Sorocaba até domingo

12/12/2018

Próxima
12/12/2018 - 11:10
Biblioteca Infantil de Sorocaba terá oficina gratuita de imersão com a artista Camila Fontenele
 Foto: Divulgação/Camila Fontenele 

A oficina é voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos


         
No dia 18 de dezembro, das 15h às 17h, a artista visual Camila Fontenele realizará a Oficina de Imersão: os arquétipos dos fluxos emocionais na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. A atividade é gratuita e a inscrição já pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231.5723. As vagas são limitadas.

A oficina é uma contrapartida da artista pelo Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Visuais de 2017, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). Ela venceu a premiação com a série fotográfica ’20 poucos anos e o mar’, criada durante uma rápida viagem de dois dias a Vitória, no Espírito Santo.

Fazendo analogia com a obra ‘20 poucos anos e o mar’, a oficina tem como principal objetivo compartilhar referência de artistas que tem a simbologia da água como mote, o arquétipo da baleia pelo viés do xamanismo e dos ‘Arcanos Menores do Naipe de Copas’ do baralho Zen: Cura (Rei de Copas), Receptividade (Rainha de Copas), Confiança (Cavaleiro de Copas), Compreensão (Valete de Copas), Seguir a Corrente (Ás de Copas), Amizade (Dois de Copas), Celebração (Três de Copas), Recolhimento (Quatro de Copas), Apego ao Passado (Cinco de Copas), O Sonho (Seis de Copas), Projeções (Sete de Copas), Largar (Oito de Copas), Preguiça (Nove de Copas) e Harmonia (Dez de Copas).

O elemento água se refere aos aspectos sentimentais, espirituais e imaginativo da psique, ou seja, a nossa visão interior – aquela que não pode ser vista a olho nu. Além disso, a água também é atribuída à cura e purificação. Entre os exemplos cotidianos estão: o batismo e os banhos ritualísticos.

A oficina é voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos. Os inscritos deverão levar apenas caneta e caderno no dia da atividade. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro.

Sobre a artista

Camila Fontenele é natural de São Paulo e atualmente reside em Sorocaba. É formada em Comunicação Social: publicidade e propaganda na Uniso e pós-graduada em Cinema, TV e Vídeo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Hoje, com 28 anos, através do desenvolvimento do projeto ‘Todos Podem Ser Frida’, seu primeiro trabalho autoral, teve a chance de percorrer quatro estados do Brasil (SP, RJ, MG e ES) e internacionalmente em Caserta (Itália), Londres (Inglaterra) e Léon (México).

Entre intervenções e exposições do projeto, já fotografou cerca de seis mil pessoas. Foi citada e entrevistada pelos jornais/portais: El País México, Wish Magazine, Quartz, Fubiz, Bored Panda, Huffpost Art & Culture, e etc. Em maio de 2013, recebeu da ABART o Mérito Artístico Cultural no grau de artista fotográfica pela produção do ‘Todos Podem Ser Frida’.

Em agosto de 2016 ganhou, na categoria fotografia, o Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Visuais pela obra ‘Me escreva, pai’. Ainda em 2016, recebeu um reconhecimento no âmbito de ganhadora do concurso de fotografia “Diversidad Sexual” proposto pelo coletivo ProvocArte e a Universidad de Guanajuato Campus León, no México.

Em 2017, novamente pelo Prêmio Flávio Gagliardi Artes Visuais, ganhou na categoria fotografia pela obra ’20 poucos anos e o mar’. Camila é integrante da iniciativa YVY Mulheres da Imagem e representante do grupo regional em Sorocaba. Tem obras no acervo do MACS – Museu de arte contemporânea de Sorocaba, no Museu da Diversidade Sexual e na Roberg Galeria.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Sorocaba










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.