Anterior

Prefeitura assina contrato de R$ 5 milhões com a Caixa para construção de mais duas creches e obras de recape

04/02/2019

Anterior

Próxima

Você Repórter (edição n°302)

04/02/2019

Próxima
04/02/2019 - 13:49
Força-tarefa contra o mato alto
 Foto: Divulgação 

No período de chuvas, observa-se maior crescimento da vegetação dos canteiros centrais e terrenos baldios. Na segunda-feira (28), o vereador Ita (PPS) divulgou que cobrou da Prefeitura de Votorantim ações de limpeza na cidade. Segundo o parlamentar, as reclamações de mato alto vieram de várias regiões da cidade. “A preocupação é uma só: o medo de que o matagal colabore com o aparecimento e com a proliferação de bichos peçonhentos, entre eles escorpiões”, disse o vereador. Ele citou avenidas e bairros em que se observava o mato alto.

Já na terça-feira, a Prefeitura divulgou, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), que está intensificando os serviços de manutenção e limpeza da cidade. De acordo com o titular da pasta, Pedro Nunes Filho, nos últimos 20 dias mais de 16 pontos do município receberam as ações que estão sendo realizadas por trabalhadores divididos em quatro equipes, inclusive aos sábados e domingos, seguindo o cronograma estabelecido.

Segundo o secretário, além dos servidores da Sesp, os serviços também estão sendo realizados por mais 24 reeducandos, o que possibilita as ações nos finais de semana sem gerar despesas para a administração municipal com horas extraordinárias. Pedro Nunes ressalta que nesta época do ano as chuvas favorecem o crescimento de mato e grama, impondo um ritmo de trabalho redobrado, mas assegura que o cronograma prevê a presença das equipes em todas as regiões.

Nos últimos 20 dias, a Sesp realizou roçagem, limpeza e manutenção na Barra Funda, Praça José Ermírio de Moraes, canteiro central da Praça Santo Antônio, bairro da Chave, canteiro da avenida 31 de Março e entorno, praça Zeca Padeiro e entorno do Paço, canteiro da avenida Anália Pereira, pista de caminhada do Jardim São Luiz, avenida Philomena Vasques, calçada da rua Nelson Teixeira, calçadas e vielas do Jardim Altos da Fortaleza, praça de Eventos “Lecy de Campos” (inclusive com limpeza do barranco junto à feira livre), laterais da avenida Ireno Silvio Venâncio, entorno do prédio do Corpo de Bombeiros, entorno do Proame do Jardim Itapeva, praça do Jardim Jataí (ao lado da EE “Prof. Wilson Prestes Miramontes), entre outros pontos.

Desde o início desta semana, as equipes atuam junto à avenida Reverendo José Manoel da Conceição, avenida Octávio Augusto Rangel, praça do Jardim Paulista e entorno do prédio da UPA. Ainda segundo a Sesp, o cronograma prevê, para os próximos dias, ações junto à praça de Skate, pista de Bicicross, entorno da UBS do Jardim Novo Mundo, entorno e parte interna do centro esportivo do Rio Acima e na avenida Luís do Patrocino Fernandes. Também está programada para o próximo domingo (2) a limpeza das vielas próximas à EE “Prof. Daniel Verano”. Na sequência, novo cronograma percorrerá outras localidades.


Processo de recolha

O secretário da Sesp explica ainda sobre o sistema de recolha das sobras de podas e roçagem, que tem sido feito alguns dias após a realização dos serviços, geralmente em fins de semana.

“Dessa forma, especialmente nas avenidas, evitamos interferir no fluxo do trânsito”, conta. Outro fator apontado por ele é que este processo otimiza a distribuição das equipes e o avanço das mesmas para os demais pontos da cidade que aguardam a limpeza.


Obras da adutora

Outra questão destacada pelo titular da Sesp refere-se aos serviços de roçagem e limpeza das avenidas Gisele Constantino e Antonio Castanharo. “Nesses locais, antes de realizarmos os serviços, vamos aguardar o término das obras de instalação da rede de galerias de águas que está sendo realizada pelo Saae de Sorocaba”, informa.

De acordo com a Sesp, a Prefeitura de Votorantim acabou de firmar acordo com a Prefeitura de Sorocaba permitindo que a nova tubulação da cidade vizinha passe por este trajeto.


Colaboração da população

O secretário Pedro Nunes destaca ainda a limpeza do entorno do antigo ecoponto do Jardim Europa. “Trata-se de uma área problemática, uma vez que realizamos constantemente a limpeza no local porém muitas pessoas, infelizmente, não colaboram e insistem em depositar lixo e entulho ali”, explica.

O titular da Sesp aponta ainda outra região em que pelo menos uma equipe percorre semanalmente, que é a área verde do Palmeirinha. “Apesar de todos os esforços, a gente faz a limpeza e no dia seguinte a área aparece tomada pela sujeira”, desabafa o secretário. “Para se ter uma ideia, ainda por cima, por atos de vandalismo, os dois contêineres do local foram queimados”, completa.


Publicado na edição 302 da Gazeta de Votorantim de 02 de fevereiro de 2019 a 08 de fevereiro de 2019, página 09.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.