Anterior

Artistas podem participar da Feira de Artes Plásticas no Campolim

22/02/2019

Anterior

Próxima

Estabelecimento é furtado na Avenida São João

22/02/2019

Próxima
22/02/2019 - 10:43
Casa Azul inicia 2019 com mais de 1 mil atendimentos às pessoas em situação de rua
 Foto: Divulgação 

Em Sorocaba atualmente, há cerca de 700 pessoas em situação de rua, e por isso, a ‘Casa Azul’, ligada à Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), tem intensificado suas demandas diárias de abordagens, busca ativa e acompanhamento social. Só em janeiro deste ano, já foram realizados mais de 1 mil atendimentos.

A população que se encontra em situação de rua, caracteriza-se por ser um grupo composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza extrema, vínculos interrompidos ou fragilizados e a falta de habitação convencional regular, encontrando como alternativa, fazer das ruas um espaço de moradia e sustento, de forma temporária, ou até mesmo, permanente.

“Como diferentes motivos levam as pessoas à situação de rua e, uma vez estando nas ruas, cada pessoa vive uma realidade diferente, o compromisso do meu Governo é junto à SIAS, promover ações articuladas entre diferentes políticas públicas, como Assistência Social, Saúde, Trabalho, Habitação, etc. Para trabalhar este complexo segmento da população”, declara o prefeito José Crespo.

A Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), mantém o funcionamento da ‘Casa Azul’, um serviço especializado a esse grupo de pessoas, e que desenvolve ações diariamente com a finalidade de oportunizar aos indivíduos a construção de novos projetos de vida, com atendimento psicossocial, atividades de convivência, e até a reconstrução de vínculos familiares, encaminhando para as cidades de origem, as pessoas que tiverem o interesse.

O serviço proporciona, ainda, encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais, e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência, além da provisão de documentação civil e a criação de um endereço institucional para utilização como referência do usuário, contribuindo para o enriquecimento do sistema de registro dos dados, permitindo um melhor acompanhamento do trabalho social.

O Serviço Especializado às Pessoas em Situação de Rua “Casa Azul”, atende na rua Rubens Antônio Nazaré dos Santos, 164 – Vila Rica.

Fonte: Comunicação Prefeitura de Sorocaba









Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.