Anterior

Brasil anuncia fim dos vistos para turistas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão

19/03/2019

Anterior

Próxima

Encontro Regional de Museus acontece no Barracão Cultural

19/03/2019

Próxima
19/03/2019 - 10:12
Zoonoses segue com ações de combate à dengue

Município está com oito casos confirmados; orientação é intensificar os cuidados no interior das residências
 Foto: SECOM Votorantim 

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), segue com as ações de bloqueios no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Até o momento, são 289 suspeitas notificadas, sendo oito casos confirmados e os demais descartados. Dos casos confirmados, 6 são autóctones (contraídos na cidade) e dois importados.

            O Centro de Controle de Zoonoses segue com o trabalho de bloqueio nos bairros onde há casos suspeitos. Desde a última semana, as ações foram intensificadas na região Central. Nesta segunda-feira (18), os agentes percorrem as ruas do jardim Icatu, oportunidade em que visitaram as casas e terrenos baldios. Além de orientar os moradores, eles pedem para entrar no imóvel em busca de larvas e assim eliminar os criadouros.

            A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Nila Puglia, alerta que a pessoa ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. “Nesse período de muita chuva e dias quentes os cuidados devem ser redobrados”, ressalta.

            Uma das casas visitadas foi a do aposentado Paulo Proença de Carvalho, 75 anos, morador da Rua Manoel Ramos, no Jardim Icatu. De acordo com ele, os agentes passam no local com certa frequência. “É muito importante esse acompanhamento e nós aqui estamos sempre dispostos a colaborar para eliminar de vez a presença do mosquito”, conta.     

            Além das visitas às regiões com casos suspeitos, os agentes de endemias também realizam, semanalmente, as ações de visitas aos Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.


Fonte: SECOM Votorantim










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.