Anterior

Resumo de Novelas ( de 01 a 06 de abril de 2019)

01/04/2019

Anterior

Próxima

Evento terá hits de época e passinhos na Praça

01/04/2019

Próxima
01/04/2019 - 11:09
Você Repórter (edição n°310)

do terminal

“É preciso tomar providência quanto a segurança nas imediações do terminal João Souto, (ao lado, com acesso ao bairro da Chave), em Votorantim, pois as pessoas em situação de rua e alcoolizados nos abordam e a cada dia só aumenta, precisa de segurança urgente!

Regina Abbad 


Resposta 1: A Polícia Militar do Estado de São Paulo, está compromissada com a defesa do cidadão, com a manutenção dos direitos fundamentais e nesse mister, o Quadragésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior, busca incessantemente a excelência na prestação dos serviços preventivos de segurança pública a toda nossa sociedade. Em atendimento à demanda referente aos questionamentos sobre a segurança nas imediações do terminal João Souto, em Votorantim. A 1ª companhia de Polícia Militar do 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior tem sua circunscrição abrangendo os municípios de Alumínio e Votorantim, com uma população total de 136.586 pessoas e 267,18 quilômetros quadrados (Fundação SEAD em 25 de março de 2019); O terminal João Souto, sito à rua Ver. Newton Vieira Soares, é atendido pelo Grupo São João de Transportes e está situado na cidade de Votorantim/SP, em sua área central. Caso uma pessoa por ventura seja vítima ou ainda presencie, ação hostil, caracterizando ou não crime, prontamente noticie tal fato à Polícia Militar por intermédio do número telefônico 190, para que se possam tomar as devidas providências que o caso requerer, sendo tal acionamento uma ação de cidadania, imperativa ao cidadão de bem. Cumpre esclarecer que aglomerações de pessoas em situação de rua não configura, por si só, crime ou ainda contravenção, tendo as pessoas que as compõem, como todos os cidadãos, o Direito de Ir e Vir consagrado pelo nosso ordenamento jurídico. Porém urge, da necessidade de amparo à dignidade humana, uma Ação Social executada por órgão preparado e responsável, que por sua vez diverge da atuação, incumbência e competência da Polícia Militar, restando sim a órgão da municipalidade, tal embate. Há de se acrescentar que desde Janeiro de 2019 até a presente data, houve 11 solicitações via 190 para atendimento de ocorrências nas proximidades do terminal, das quais apenas 02 são de natureza criminal, sendo um Furto a Comércio e um Roubo a Motocicleta, em relação as demais solicitações, estas se tratam de ocorrências de orientação ao público. Nosso lema e ideal: “Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da pessoa Humana”, de forma que estamos à sua inteira disposição para atendê-lo sempre que necessário. E contamos sempre com a participação da população local para o fornecimento de informações que permitam novas ações pontuais, utilizando-se para isso os telefones 190 da Polícia Militar e o 181 do Disque Denúncia.


Resposta 2: A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda junto com a Guarda Civil Municipal tem intensificado as fiscalizações no local. Porem, todas as pessoas foram cadastradas e não tratam-se de moradores de rua, são pessoas com residencia próxima ao local e de Sorocaba que se reúnem para fazer uso de bebida alcoólica. Durante o atendimento da assistente social eles relataram que pessoas próximas levam comidas para eles no local e isso facilita a permanência deles por longo tempo.

Publicado na edição 310 do jornal Gazeta de Votorantim, de 30de março a 5 de abril de 2019, página 07.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.