Anterior

Parque dos Espanhóis tem aula gratuita de capoeira

04/04/2019

Anterior

Próxima

É possível privatizar a Assistência Social no Brasil?

04/04/2019

Próxima
04/04/2019 - 11:57
Saiba o que são e para que servem os ingredientes ativos presentes nos produtos cosméticos

Especialistas apontam o que há de novo com relação aos ingredientes ativos, responsáveis por suprirem as necessidades da pele através dos cosméticos.
 Foto: Divulgação 

Ao visitar uma farmácia para comprar um cosmético ou maquiagem você com certeza já se deparou com rótulos recheados com uma lista de nomes estranhos e impossíveis de entender. Estes nomes estranhos são chamados de INCI Name (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients) e tem como função apontar quais os ingredientes ativos estão presentes nos produtos. Mas, afinal, o que são esses ingredientes ativos? “Os ingredientes ativos, como o próprio nome já diz, são aquelas substâncias adicionadas às fórmulas dos produtos cosméticos para agir de alguma forma sobre a pele, satisfazendo uma certa necessidade do tecido cutâneo, seja hidratação, ação antienvelhecimento, calmante, entre diversas outras. São eles que promovem os benefícios descritos nas embalagens dos cosméticos”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Hoje existe uma infinidade de ingredientes ativos no mercado e, com o avanço das pesquisas na área da Dermatologia e Cosmetologia, surgem novas substâncias para diferentes finalidades, cada vez mais eficazes. Segundo a farmacêutica Mika Yamaguchi, atualmente a grande tendência no mundo da cosmetologia são as moléculas específicas extraídas de plantas que já apresentam uso terapêutico em várias regiões do mundo, como o SWT-7, extraído da folha da genciana indiana e que age combatendo as rugas verticais. Outra novidade no mundo dos ingredientes cosméticos são os ativos que utilizam da nanotecnologia, chamados de nanoencapsulados. “Ser nanoencapsulado significa que os ativos estão dentro de nanopartículas que são preparadas com fosfolipídeos exatamente iguais aos da pele, o que faz com que a pele permita a penetração desses ingredientes sem criar uma barreira contra eles. Ao penetrar nas camadas mais profundas do tecido cutâneo, essas nanopartículas liberam os ativos, que exercem o seu efeito de forma prolongada e mais eficaz”, destaca a especialista.

Mas, geralmente, os ingredientes ativos não são os primeiros que aparecem na lista de ingredientes. Isso por que os ingredientes obedecem a uma ordem decrescente de concentração no rótulo do produto e, ao contrário do que muitos podem pensar, os ingredientes ativos estão presentes em menor quantidade. “Na maioria das vezes, os ingredientes em maior concentração nos cosméticos são aqueles conhecidos como inativos, que são aqueles responsáveis por dar textura, aroma e aplicação agradável ao produto. Os únicos produtos que normalmente fogem dessa regra são os séruns, já que possuem como proposta serem cosméticos mais concentrados e, consequentemente, mais eficazes”, afirma a Dra. Claudia.

Para ajudar você na próxima vez que for escolher seus cosméticos, a especialista apontou os melhores e mais comuns ingredientes ativos existentes hoje no mercado. Confira:

Hyaxel - Ácido Hialurônico de baixo peso molecular vetorizado pelo Silício Orgânico, o Hyaxel possui potente ação antiaging, intensificando a renovação da pele e promovendo a hidratação do tecido, além de melhorar a cicatrização e aumentar a produção de colágeno.

Ácido Ferúlico – Encontrado nas folhas e sementes de muitas plantas, especialmente farelo de milho e arroz, esse ácido fornece hidrogênio para a neutralização dos radicais livres, compostos estes relacionados com o envelhecimento das células, portanto é um potente antioxidante. O ácido ferúlico suaviza rugas e linhas de expressão.

Alistin - Antioxidante universal, o Alistin age protegendo a membrana celular da oxidação e interrompendo a propagação da atividade dos radicais livres, além de possuir ação antiglicante, diminuindo assim a formação de produtos de glicação avançada (AGEs) e protegendo o DNA em nível celular.

Ácido Kójico – Considerado um clareador importante por ter uso permitido durante o verão e também na gestação, o ácido Kójico inibe a ação da tirosinase, enzima responsável pela produção de pigmento, promovendo a diminuição da formação de melanina e, consequentemente, o clareamento. É um ácido que não causa irritabilidade nas concentrações de margem de segurança.

Evenskin A3 - Indicado para recuperar a luminosidade e a uniformidade do tom da pele, o ativo tem capacidade de estabilizar a formação de melanina, proteína responsável pela coloração da pele. Dessa forma, o uso constante do Evenskin combate e previne manchas e o tom amarelado do tecido, geralmente causado devido à ingestão de açúcar.

Vitamina C - A vitamina C, ou Ácido Ascórbico, possui alta propriedade antioxidante, atuando no combate ao envelhecimento, além de ser eficaz também para o tratamento de inflamações, manchas, e até mesmo para a proteção contra os efeitos da radiação solar.

Shield MLDA - Extraído do café torrado, o Shield MLDA, um sucrapeptídeo vegetal 100% natural rico em melonoidinas, promove proteção contra a poluição digital e os malefícios da luz azul como as irritações cutânea, a aparição de manchas e sensibilidade. O ativo ainda age contra as manchas, inflamações e envelhecimento cutâneo, além de proteger contra o aumento do risco de distúrbio do ciclo circadiano.

Fonte: DRA. CLAUDIA MARÇAL - É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.

BIOTEC DERMOCOSMÉTICOS - A Biotec Dermocosméticos é empresa especializada em divulgar ao mercado de farmácias magistrais, área dermatológica e medicina estética, ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos inovadores. www.biotecdermo.com.br / SAC: 0800-7706160

 

 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.