Anterior

Vereadores recebem secretários na Câmara

13/04/2019

Anterior

Próxima

Edição n° 312 de 13 a 18 de a abril de 2019

15/04/2019

Próxima
15/04/2019 - 15:45
Operação Dignidade aborda pessoas em situação de rua
 Foto: Divulgação 

Pessoas que ficam na Praça Zeca Padeiro foram abordadas

A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) da Prefeitura de Votorantim iniciou na manhã de quinta-feira (11) a Operação Dignidade, que tem o objetivo de abordar e orientar os moradores de rua, buscando o resgate da dignidade da pessoa. A ação é realizada em parceria com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Caps AD, Caps II, Creas, assistentes sociais e médica psiquiatra.
De acordo com a secretária de Cidadania, Luciane Conegero, o intuito é realizar essa operação de forma semanal em diversos pontos da cidade. “80% das pessoas que abordamos em situação de rua concordaram em ir à Casa de Passagem para receber atendimento. Não foram encontrados moradores com pendências judiciais”, explicou, detalhando também que todo encaminhamento depende da aceitação do indivíduo, não podendo haver qualquer ação compulsória. “Os trabalhos visam à garantia de direitos das pessoas”, destacou.
Em um levantamento realizado recentemente pela Prefeitura de Votorantim, das pessoas em situação de rua presentes na cidade, apenas 20% são do município, ou seja, todo o restante veio de outras localidades da região. 
Na última terça-feira (09), a Seci também fez uma ação de orientação, em conjunto com a GCM, com moradores de rua que ficavam próximos à passarela do bairro da Chave. “Durante as abordagens são realizados os cadastramentos, bem como são feitos os encaminhamentos para o CadÚnico e setor para acesso a documentos, quando necessário”, explicou a secretária.
A Casa de Passagem “Dr. Josmar Mariano da Silva”, inaugurada em dezembro de 2017, é uma grande aliada da ressocialização da pessoa em situação de rua, pois fornece alimentação, dormitórios, chuveiros, acompanhamento de saúde e assistência social.
 

Publicado na edição nº 312 do jornal Gazeta de Votorantim, de 13 a 18 de abril de 2019, página 08.











Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.