Anterior

Especialização em Engenharia de Software do Campus Sorocaba da UFSCar recebe inscrições

17/04/2019

Anterior

Próxima

Zélia Duncan na Metso Cultural de abril

17/04/2019

Próxima
17/04/2019 - 11:40
Projeto Wanda realiza oficina de fotografia para mulheres na terceira idade

A fotografia como ponto de conexão e empoderamento de mulheres
 Foto: Divulgação 

 

 

A mulher como potência criadora é a motivação da oficina de fotografia para mulheres na terceira idade, promovida pelo projeto Wanda, tecendo memórias, que irá ocorrer nos dias 18 e 23 deste mês, das 13h30 às 17h, no Pupa Eventos Criativos, localizado na rua Aparecida, n° 596, em Sorocaba (SP).

 

A oficina pretende reunir mais de 20 participantes, de Sorocaba e Região, nos dois dias de oficina. O principal objetivo do projeto é evidenciar as experiências e afetividades da mulher como criadora e artista. A atividade é gratuita e não é preciso ter experiência com fotografia. A oficina propõe que também é possível fazer belos registros com o celular e haverá aparelhos disponíveis para quem precisar.

 

A ideia do projeto foi fecundada durante a Residência Encontro Com O Subterrâneo, em 2018, que reuniu cerca de 20 mulheres fotógrafas de Sorocaba e Região e que resultou na exposição Auto Mar. Entre as participantes, estavam as idealizadoras do Wanda, Ana Rei, Lígia Alípio e Rosa Paiva, que elaboraram o projeto de webdocumentário, com o intuito de abordar a questão da memória como registro, mito e testemunho, no processo de envelhecimento fisiológico da mulher artista. Além disso, reivindicam a ocupação de espaços majoritariamente masculinos, como o da fotografia e do audiovisual, com equipe inteiramente composta por mulheres.

 

Rosa Paiva e Ana Rei contam que escolheram fotografia por ser mais acessível e democrática e estar mais presente no dia-a-dia das pessoas. “É muito interessante propor isso para a mulher idosa, porque ela tem todas as questões que a idade traz, os trabalhos e a experiência que carrega. Há também a questão de como o corpo dela já foi e como está hoje. Somos lidas apenas pela nossa aparência. Quando chegamos numa certa idade, isso pesa de outra forma e precisamos continuar nos sentindo motivadas como criadoras”, detalha Ana Rei e Rosa Paiva.

 

O projeto foi contemplado pela edição 2018 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc), por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) da Prefeitura de Sorocaba. Para se inscrever, entre em contato pelo e-mail wanda.webdoc@gmail.com.

 

O Projeto: Wanda é um webdocumentário, motivado pela necessidade de registrar memórias de mulheres artistas e seu legado. O projeto é idealizado por Ana Rei, Lígia Alípio e Rosa Paiva, composto de uma equipe inteiramente feminina em todos os processos de realização.

Equipe: Ana Rei, direção geral, idealização  e oficineira; Rosa Paiva, produção executiva, direção de arte e idealização; Lígia Alípio, direção de fotografia e oficineira; Daniela Peixoto, som direto e montagem; Malka Julieta, sound design; Beatriz Canto, colorista; Aline Manzino, fotografia still; Carol Gomes, design gráfico.

Facebook: https://www.facebook.com/wandawebdoc/

Instagram: @wandawebdoc



Fonte: Assessoria de Imprensa Wanda 

 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.