Anterior

Rede Bom Lugar Supermercados abre mais três lojas em Sorocaba e movimenta a economia da cidade

24/04/2019

Anterior

Próxima

Anfiteatro do Shopping Cidade Sorocaba recebe atração “Movimento em Dança”

24/04/2019

Próxima
24/04/2019 - 10:50
Curso de pilotagem oferecido de graça pode ajudar na prevenção de acidentes envolvendo motociclistas

Índices parciais de óbitos com motos de 2019 estão abaixo da média mensal do ano passado
 Foto: Divulgação 

Quando falamos em acidente de trânsito uma das grandes preocupações é com as pessoas que fazem uso de motocicleta, já que estão mais suscetíveis às possíveis gravidades dos acidentes. Para ajudar a orientar e conscientizar os motociclistas, a Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a Honda e Yamaha, oferece um curso de pilotagem de graça a qualquer pessoa que seja habilitada na categoria A e que tenha uma motocicleta.

De acordo com um levantamento realizado dentro do perímetro urbano de Sorocaba, nestes quase 4 meses de 2019 foram registrados 3 óbitos em decorrência dos acidentes com motos. A média, por enquanto, se mantém inferior a 2018, quando foram registradas durante todo o ano 33 vítimas fatais, uma média de 2,75 mortes ao mês.

Já o número de acidentes com vítimas graves é preocupante, somente neste ano já são 41 acidentes, contra 51 durante todo ano de 2018. Também foram contabilizados os acidentes com vítimas leves. Nos primeiros meses de 2019 foram 296 vítimas, contra 929 no ano de 2018.

O curso faz parte de uma das ações do setor de Educação para o Trânsito, que trabalha para contribuir com a diminuição dos índices de acidentes, já que a segurança no trânsito, nada mais é que um conjunto de ações preventivas, e que envolve além da sinalização viária, todos os atores: motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

As aulas abordam técnicas para fazer curvas, frenagem segura, mudança de direção, pilotagem noturna, uso de equipamentos de segurança e inspeção preventiva da motocicleta. “ É uma reciclagem para agregar ainda mais conhecimento ao piloto e principalmente para conscientizar sobre os perigos aos quais todos nós passamos todos os dias”, conta o instrutor Anthony Markt.

“ Essa é mais uma ferramenta importante para prevenção de acidentes que trabalha com a conscientização dos pilotos. Este curso reforça as ações que devem ser praticadas pelos motociclistas e vem com certeza para contribuir com um trânsito mais seguro para todos”, conta o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

A ação é realizada assim que a turma é formada em média por 15 motociclistas.  Mais de 700 condutores já participaram das aulas. Somente neste ano, foram realizados 4 eventos com 68 motociclistas. O próximo evento é no próximo sábado (27), com uma turma de uma empresa da cidade, a partir das 08h. Para participar e ter outras informações, basta ligar para a equipe da Educação para o Trânsito da Urbes, pelo telefone (15) 3331-5000 ramal 5046.


Fonte: Secom Sorocaba 









Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.