Anterior

Entenda o funcionamento de um Pronto Atendimento e saiba como ele pode salvar vidas

17/05/2019

Anterior

Próxima

Presidente do TSE defende estudo do fenômeno das fake news para minimizar impactos na democracia

17/05/2019

Próxima
17/05/2019 - 12:55
Vem aí a Semana Mundial do Brincar!
 Foto: Divulgação 

Valorizar o brincar e reconectar as pessoas de todas as idades com a proposta de se envolverem e resgatarem atividades lúdicas que valorizam as relações e o viver bem em família, em sociedade e nos espaços públicos e privados estão entre os objetivos da Semana Mundial do Brincar que acontece de 25 de maio a 2 de junho. Em Sorocaba, o evento tem como novidade este ano a ampliação da programação para os bairros, aumentando o acesso de mais pessoas e, mais do que isso, a disseminação das propostas com o que podem ser consideradas sementes de brincadeira em mais locais da cidade.

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância e acontece em toda a América Latina. O núcleo da Aliança em Sorocaba e o Costurando Memórias são os responsáveis pelas ações na cidade. O objetivo é reforçar a importância do brincar. O movimento propõe uma agenda brasileira para fomentar e direcionar núcleos por todo Brasil para celebrar o que se chama de livre brincar. O tema escolhido para este ano é “O brincar que abraça a diferença”.

Em Sorocaba o Costurando Memórias propõe levar a brincadeira para várias regiões da cidade. “Pela primeira vez teremos eventos nos bairros e um grande encontro de encerramento no dia 02 de junho no Parque Chico Mendes”, explica, Carla Salles, do Costurando Memórias. Ela destaca que pessoas, famílias e grupos organizados ainda podem participar da programação organizando um núcleo de brincadeiras na localidade em que estiverem. “Pode ser no bairro, na entidade onde atuam, na escola, na igreja. É só entrar em contato com a gente para fazer parte”.

Para quem não sabe por onde começar, Tabta Rosa, do Costurando Memórias, lembra que para brincar basta querer começar e chamar mais gente. “Convidar amigos animados, pedir para um amigo músico tocar ou alguém que goste de contar histórias preparar uma contação para as crianças, pode ser uma sugestão fácil para algumas pessoas, mas a brincadeira pode ser simples. Elástico, bola, peteca, corda, bambolê, quem vai brincar pode se revezar nas brincadeiras e acessórios, mas pode ter pega-pega, esconde-esconde, queimada, alguém sempre vai lembrando como gostava de brincar e vai fluindo”, garante Tabta.

Bolhas de sabão, lençóis espalhados na grama com livros e jogos, um piquenique coletivo, giz de cera e amarelinha riscada no chão, não faltam ideias para quem quer valorizar a brincadeira. “O importante é lembrar como é possível brincar sem estar na tela do celular, da televisão e do computador. Brincar junto, rir com o outro, gastar energia do corpo todo, com amigos velhos ou novos e com a família, esse processo é valioso”, finaliza Carla Salles.

Para saber mais é só entrar em contato pelo telefone ou whatsapp no número (15) 99141.2374 ou email: contato@costurandomemorias.com.br . Apoiadores e voluntários também estão sendo cadastrados.

 

Objetivos do evento:

Mobilizar a cidade em favor do brincar;
Criar eventos de brincar nas regiões periféricas;
Ocupar espaços públicos em meio à natureza;
Sensibilizar a comunidade sobre a importância do brincar diverso.

 

Porque brincar livre?

Conexão pais e filhos;

Contato com a natureza;

Brincar fora de casa;

Estimular as potencialidades das crianças;

O brincar é democrático e possibilita o acolhimento das diferenças.

 Programação

 

Abertura

Sábado, 25 de maio

9h – 12h

Brinca, Floresta!

Praça Floresta – Parque 3 Meninos

 

13h – 16h

Brinca, Jardim Tatiana!

Escola Estadual Selma Cunha

 

Domingo, 26 de maio

09h – 12h

Brinca, Vila Assis!

Parque dos Espanhóis

 

13:00 - 17:00

Brinca, Carandá!

Praça Carandá

 

Sexta-feira, 31 de maio

17h – 20h30

Brinca, Smart Mall Facens! 
Shopping Patio Cianê

 

19h – 22h

Roda de Conversa Brincar no Diverso 
Sesc Sorocaba

 

Sábado, 1 de junho

9h – 11h

Brinca, Bebês! 
Parque da Biquinha

 

14h – 16h

Brinca, Jardim Gonçalves!

 

14h – 16h

Brinca, Central Parque!

 

14h – 17h

Brinca, Declaton!


17h – 20h30

Brinca, Smart Mall Facens!

Shopping Patio Cianê

 

Encerramento
Domingo, 02 de junho de 2019

13h – 16h

Brinca Sorocaba!

Parque Natural Chico Mendes

Evento Gratuito 
Faixa etária: 0 - 100 anos

Sorocaba - SP

 


Fonte: Assessoria de Imprensa 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.