Anterior

Comissão organizadora da Festa Junina de Sorocaba se reúne na Cultura

24/05/2019

Anterior

Próxima

Guarde esta data na agenda: 11 de junho, coquetel de lançamento do 21º Bacalhau Amigo

24/05/2019

Próxima
24/05/2019 - 12:07
Parque dos Espanhóis terá grupo de meditação a partir de 12 de junho


A partir de 12 de junho, o Parque dos Espanhóis sediará os encontros do Grupo Terapêutico de Meditação da UBS (Unidade Básica de Saúde) Barcelona. A atividade ocorrerá às quartas-feiras, das 10h às 11h, com exceção da última quarta-feira útil do mês. A ação municipal é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Saúde (SES) e a Secretaria da Cultura (Secult).

A atividade integra as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais para prevenir doenças, como a depressão e a hipertensão. Segundo o Ministério da Saúde, evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

A meditação é uma prática mental milenar, na qual é feito um treino de atenção total de modo não analítico ou discriminatório e visa reduzir os pensamentos repetitivos, para que haja uma maior integração entre corpo, mente e mundo exterior.

De acordo com a coordenadora da UBS, Marcia Daniela Vargas Brasileira Gimenes, a ideia de realizar a atividade com os pacientes surgiu da própria equipe de apoio em Saúde Mental da unidade e teve início há um mês. O grupo é conduzido pela terapeuta ocupacional da SES, Valéria Nastri, e os residentes, semanalmente, no mesmo dia e horário.

A ideia de transferir o grupo para o salão do Parque dos Espanhóis surgiu da necessidade de um espaço maior para realizar a prática da meditação. Atualmente, oito usuários da UBS participam da prática.

Pessoas de todas as idades interessadas em participar do Grupo Terapêutico de Meditação devem procurar a própria UBS, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Colômbia, 253, no bairro Barcelona. Já a partir do dia 12 de junho, o morador pode ir diretamente no Parque dos Espanhóis no dia e horário da atividade e procurar a terapeuta.

A UBS Barcelona tem uma equipe formada por 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, além de funcionários administrativos. A unidade tem atualmente 19.200 pessoas cadastradas no sistema.

O Parque dos Espanhóis está localizado na rua Campos Sales, s/nº, na Vila Assis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227-9102 (UBS).


Fonte: Secom Sorocaba 









Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.