Anterior

Votorantim sedia mais uma fase do paulista de judô neste domingo

25/05/2019

Anterior

Próxima

Cerca-lourenço (edição n°318)

27/05/2019

Próxima
27/05/2019 - 10:50
Edis na lida (edição n°318)

Pavimentação na região da Vila Irineu

O vereador presidente “Lilo” (MDB) questiona a atual administração sobre a pavimentação asfáltica da rua Izaura Mendes de Almeida, na região da Vila Irineu. Durante a sua explanação, o parlamentar pediu empenho do Executivo para que o serviço seja realizado ainda na atual gestão. “Essa via liga a Vila Irineu ao bairro Fornazari e quando for asfaltada, será um corredor de acesso ligando toda a cidade à região da Vila Nova”, explicou o vereador.

 

Melhorias no trânsito da Ponte Benito Sevilha

O vereador Bruno Martins (PSD) cobrou a construção de uma nova ponte que dê vazão ao fluxo de carros da Ponte Benito Sevilha. Ele questionou a administração, se existe, hoje, alguma previsão de obras e se já foram realizadas tratativas com as esferas do Governo Estadual e Federal, na busca de recursos para essa obra. “Agradeço ao vereador Zelão que já havia, em 2017, feito um requerimento com essa solicitação e permitiu que eu voltasse com esse requerimento. Eu sou morador daquela região há anos e nunca tivemos problemas, mas agora, todo mundo reclama desse semáforo, pois desse jeito está um transtorno para a população”, enfatizou Bruno.

 

Mudança do posto de atendimento dos servidores públicos para o Paço Municipal

O vereador Ita (PPS) questiona o presidente da Fundação da Seguridade Social dos Funcionários Públicos do Município de Votorantim, assim como o Prefeito Municipal, sobre a possibilidade de transferência do Posto de Atendimento do convênio médico oferecido pela Fundação aos servidores públicos para o Paço Municipal. A ideia, com isso, é facilitar o acesso dos serviços oferecidos pela empresa conveniada, ampliando também, o horário de atendimento, para além das 16h, para que os funcionários possam ser atendidos após o horário de trabalho.

 

Atendimento 24h na UBS da Vila Nova Votorantim

O vereador Gaguinho (DEM), cobrou a implantação de atendimento 24 horas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Nova Votorantim, em atenção ao que foi solicitado no Requerimento nº 001/17, de 7 de fevereiro de 2017. “Já faz dois anos que fizemos esse pedido que é uma promessa de campanha do prefeito. Ele garantiu que a população teria UBS 24 horas e até hoje, nada! É difícil você dar a cara a tapa para ajudar na campanha e as promessas não saírem do papel”, desabafou o parlamentar.  Ele questionou ainda se, caso não seja possível atender essa solicitação, qual solução será dada pelo Executivo para ajudar a comunidade da Vila Nova Votorantim e dos bairros adjacentes, com relação à disponibilização de Pronto Atendimento 24 horas.

 

Acidente com criança no PROAME

A vereadora Fabíola Alves (PSDB) solicita informações sobre evento realizado na sede do Programa de Amparo ao Menor (PROAME), do bairro Itapeva, onde uma criança teria caído de determinado brinquedo. Fabíola pede que informem para onde teria sido encaminhada a criança lesionada e qual seu estado clínico.

“Recebi uma informação sobre o acidente ocorrido em um evento no PROAME, onde um brinquedo virou em cima da criança que estaria em estado grave e não ficamos sabendo de nada. Queremos saber se a Prefeitura tem prestado apoio à família e à criança acidentada” explicou Fabíola.

 

Construção de calçada na Vila Nova Votorantim

O vereador Luciano da Silva (sem partido) cobra a atual administração municipal para que informe qual é a previsão de construção de uma calçada na extensão da rua Waldomiro dos Santos até a travessa da Rua Lina Picolloto dos Santos, na Vila Nova Votorantim.  “A calçada ainda está com grama e a boca de lobo não está dando conta. Os moradores estão fazendo a limpeza, ou seja, a população está fazendo a sua parte, mas o Poder Público precisa fazer a sua parte também”, cobrou Luciano. Segundo o parlamentar, esta falta de manutenção tem afetado os frequentadores do Projeto Integra Comunidade na Vila Nova Votorantim devido ao acúmulo de entulhos, falta de reparo nas pistas de caminhada e na escada de acesso, que hoje está com buracos e sem um corrimão de segurança para a população.

 

Melhorias para CMEI no Jardim Tatiana

O vereador Zelão (PT), cobrou a construção de um muro, alambrado ou portão, que circunde o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Professora Cecília Fernanda Arcuri Pacheco”, no Jardim Tatiana. Em sua explanação, o vereador falou sobre a falta de segurança no local. “Este é um pedido que vem diretamente dos moradores. Os pais dessas crianças estão preocupados, pois, constantemente há invasões. Voltamos a pedir que o poder público possa dar mais segurança para que os pais deixem os seus filhos na creche e possam trabalhar sem a preocupação de que alguém vai entrar ou se algo vai acontecer com eles”, explicou o vereador.  Além disso, o parlamentar cobrou da Secretaria Municipal de Educação a cobertura do pátio e a implantação de um tanque de areia no espaço de recreação, para proporcionar um conforto a mais para as crianças.

 

Implantação do “Disque Árvore” no Município

O vereador Alfredo Pissinato Junior (PPS) pede a implantação do “Disque Árvore” em nosso Município, conforme solicitação já solicitada através da Indicação n° 480/18.“Esse projeto já existe em outras cidades, como por exemplo, Cerquilho. O munícipe liga para a Secretaria do Meio Ambiente, pede a árvore para o seu bairro, ou para sua rua e a secretaria analisa qual a melhor muda para o local. Após o levantamento, a secretaria faz todo o trabalho de plantio, sem qualquer custo para o munícipe”, explicou Pissinato.  Segundo o parlamentar, já existe um estudo feito pela Secretaria do Meio Ambiente da gestão anterior que traz todo o mapeamento das árvores mais adequadas para cada região da cidade, “e que não se pode esquecer a importância do meio ambiente, pois, infelizmente, sentiremos falta no futuro”.

 

“Feira da Lua” no bairro Jardim São Luiz

O vereador Pr. Dr. Luiz Carlos (PSL) solicita a realização da “Feira da Lua” no bairro Jardim São Luiz para atender os moradores da região do bairro Rio Acima e adjacências e, questiona a possibilidade da realização de feiras livres noturnas em outros bairros e regiões da cidade. “Fui procurado por feirantes e munícipes que querem essas feiras livres nos seus bairros, pois, elas são uma forma de geração de renda para os feirantes, economia e lazer para os moradores dos bairros mais afastados, que muitas vezes não conseguem se locomover até o Centro da cidade”, comentou o parlamentar que foi apoiado por outros vereadores, os quais sugeriram ainda, a introdução de atividades culturais, artesanato e até a “barganha” nessas feiras. 

 

Contaminação da Represa de ltupararanga

O vereador Heber Martins (PDT) questiona a administração municipal e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), em Sorocaba, para que informem quais as ações e medidas serão tomadas com relação ao nível elevado de cianobactérias na Represa de ltupararanga, e como tem sido realizada a fiscalização das áreas ao redor da Represa ltupararanga, haja vista que a contaminação com cianobactérias é consequência do uso indiscriminado de fertilizantes e pela falta de saneamento básico.  “Todos nós sabemos que Itupararanga abastece hoje mais de 1 milhão de pessoas. Isso é muito preocupante, porque esse o de fertilizantes às margens da represa pode trazer danos sérios à saúde da população. Por isso, estou notificando todos os órgãos competentes, até em nível nacional para cobrar ações mais sérias com relação ao problema”, explanou o vereador.  Heber solicitou ainda, cópia do Relatório de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo referente às águas da Represa Itupararanga.

 

Desobstrução de “boca de lobo”

O vereador Mauro do Materiais (PTB) sugere à administração municipal que providencie, em caráter de urgência, junto à secretaria competente, a desobstrução de “boca de lobo”, localizada na avenida Izabel Ferreira Coelho, em frente ao número 124, no bairro Vila Garcia.

 

 

Coluna publicada na edição 318 da Gazeta de Votorantim, de 25 a 31 de maio de 2019, na página 02










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.