Anterior

Juventude em ação realiza plantio de mudas de árvores

15/06/2019

Anterior

Próxima

TV Votorantim promove desfile de cães na Festa Junina

15/06/2019

Próxima
15/06/2019 - 11:45
Histórias da Minha Cidade - Corrida de São João, uma das mais antigas do país
 Foto: Divulgação 

Em 2005, a largada da Av. Antônio Castanharo, no Parque Jataí

Cesar Silva *

Neste domingo (16) acontece mais uma edição da Corrida de São João. Sinônimo de superação física e estímulo à prática esportiva, o evento pedestre nasceu como um complemento externo à programação realizada no recinto da Festa Junina de Votorantim. As brincadeiras tradicionais do período típico deixaram de existir, mas o evento esportivo permanece forte.

Começou fazendo homenagem ao nome do padroeiro, também ficou conhecida como a Corrida da Fogueira e Corrida de Archotes. Isso por que dava ao vencedor o direito de acender a fogueira e decretar o início oficial do evento.
As primeiras corridas tinham como ponto de partida a frente da rádio PRD7 de Sorocaba, os corredores vinham pela antiga estrada de terra do Lageado. Um percurso de quase sete quilômetros em direção ao recinto montado no final da rua Lacerda Franco, próximo da antiga igreja São João Batista e do portão da fábrica de tecidos Votorantim.
Aos atletas que não conseguiam completar a prova noturna contavam com caminhões que ofereciam a carroceria como carona. Ao ganhador havia os merecidos presentes como cortes de pano, quitutes e o direito de escolher uma dama para dançar uma música no animado baile junto ao tablado. A partir de 1948 a corrida por vários anos foi organizada pela unidade do Sesi Sorocaba.
Na edição de 6 de junho de 1935 do jornal Cruzeiro do Sul era divulgado que a prova despertava grande interesse. Já no livro Memórias do Esporte Sorocabano, do saudoso Otto Wey Netto consta o registro dos primeiros ganhadores da prova sendo: Luiz A. Camargo (C. A. Juventus, em 1935), Romeu Justo (E. F. Sorocabano, em 1936), Paulo Rosa (São Roque, em 1937) e Francisco Grilo (A. A. Bom Jesus, em 1938).
O evento foi ganhando força e o percurso sendo modificado, principalmente quando o recinto da festa foi transferido à entrada da cidade, como ponto de saída a frente do Hospital Santo Antônio, em outros momentos vindo da Vila Nova Votorantim e do Parque Jataí ou até mesmo subindo a avenida São João.
Enquanto os pequenos no recinto da festa faziam a Corrida do Ovo, os grandalhões criaram em seu entorno mais um evento que até hoje ajudar a divulgar ainda mais Votorantim.



*Cesar Silva é jornalista e autor de três livros sobre a história local / Visite a Fanpage: Histórias da 
Minha Cidade –Votorantim


Coluna publicada na página 14 da edição nº321, do jornal Gazeta de Votorantim, de 15 a 21 de junho de 2019.


Veja mais fotos:

  1. Em 2002 atletas subiram a avenida São João - divulgação

  2. Em 2002 atletas subiram a avenida São João - divulgação







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.