Anterior

Abertura da 40ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba acontece nesta quinta-feira

25/06/2019

Anterior

Próxima

Inscrições para Projeto Guri se encerram nesta sexta-feira

25/06/2019

Próxima
25/06/2019 - 15:17
Grupo São João realiza a Pesquisa Sobe e Desce

Finalidade é desativar os pontos de embarque e desembarque que já não são mais utilizados ou têm pouca demanda para, assim, encurtar o itinerário
 Foto: Divulgação 

Com o objetivo de deixar as viagens rápidas e oferecer mais comodidade aos usuários das linhas de transporte metropolitano, o Grupo São João realiza a Pesquisa Sobe e Desce. A finalidade é desativar os pontos de embarque e desembarque que já não são mais utilizados ou têm pouca demanda para, assim, encurtar o itinerário.

O responsável pelo setor de planejamento operacional e estatístico da empresa, Murillo Dalgles, diz que a pesquisa está sendo realizada nas linhas 6307/08 (Votorantim/Sorocaba via Rio Acima/Vila Garcia/Vila Irineu), 6309 (Votorantim/Sorocaba via Vila Nova – Direto) e 6311 (Votorantim/Sorocaba via Vila Nova/Vila Garcia).

Além dele, outros cinco pesquisadores trabalham na operação. “São três dias de pesquisas em cada uma dessas linhas. Começamos no dia 10 e devemos terminar nesta sexta-feira, 28”, explica. “Também estamos anotando o cumprimento das viagens e a pontualidade dos horários para identificar possíveis gargalos [atrasos]”.

Por meio deste trabalho, acrescenta Murillo Dalgles, será possível identificar os locais com maior volume de embarques e desembarques ao longo dos trajetos das linhas de ônibus, o chamado ponto a ponto. “Assim poderemos determinar a frequência das viagens que deve ser oferecida.”

Com a Pesquisa Sobe e Desce, o Grupo São João pretende diminuir em cerca de 20% o tempo de permanência dos usuários no interior dos ônibus, isso somando a ida e a volta no dia a dia dessas linhas. “Mesmo em meio às condições adversas de trânsito e rolamento, estamos empenhados em ações que possam contribuir com a qualidade de vida da população, sobretudo daqueles que são usuários do sistema de transporte de Votorantim/Sorocaba”.

O trabalho vai demonstrar o atual número de embarques e desembarques por pontos de ônibus, podendo ser planejada uma rota mais ágil que vai contribuir com o ganho de velocidade operacional do serviço e fazer com que a viagem seja mais cômoda e atrativa do ponto de vista financeiro.

Caso haja a necessidade da exclusão de algum ponto de embarque e desembarque, o Grupo São João vai oficiar a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), pois é ela quem gerencia o transporte intermunicipal por ônibus na região de Sorocaba, bem como na Grande São Paulo, na Baixada Santista, na região de Campinas e no Vale do Paraíba.



Fonte: Macaus 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.