Anterior

Votorantim conquista bons resultados nos Jogos Regionais e fica em 11º lugar no geral

22/07/2019

Anterior

Próxima

Jogo perdido para o sistema!

22/07/2019

Próxima
22/07/2019 - 13:18
Cantinho da Saudade - Flamengo F.C – 1967

(vice-campeão amador da LIVOFU)
 Foto: Divulgação 

 

Jesus Rodrigues Filho

 


O gaúcho Francisco Costa, conhecido carinhosamente como “Mascrinha”, foi jogador professional do C.A.V, na década de 40. Após deixar de jogar, tornou se um excelente treinador. Começou dirigindo um time infantil, que levava o seu nome “Time do Mascrinha”. A maioria da juventude dessa época jogou em seu time. Foi também um dos maiores formadores de atletas para as equipes amadorss de Votorantim e Sorocaba.

Seu filho, Gilberto Costa, era um solerte ponta esquerda do time rubro-negro do bairro Vossoroca (Flamengo). Era inteligente e sabia se posicionar na lateral do gramado, onde fazia lançamentos perfeitos e muitos gols. Teve breve passagem pelo time amador do Corintinha, onde se firmou como melhor ponta esquerda da cidade. No final de 1950, Gilberto foi sondado pelo Santos F.C, que mandou um olheiro ver suas atuações.

Porém, num treino do time do Mascrinha, Fiote, craque votorantinense que jogava no alvinegro praiano, em férias entre nós, trouxe um dirigente do clube santista para vê-lo jogar. Infelizmente, naquele dia, Gilberto não treinou bem. Quem chamou atenção do dirigente foi o jogador “Tenor-bolinho”, que com suas arrancadas e chutes fortes, foi comparado ao Pepe, ponta titular do Santos. As contratações de Gilberto e do Tenor-bolinho não se concretizaram, mas não deixam de ser destaques que poderiam ter dado certo como profissionais futebolísticos. Uma pena.

Recordamos na foto acima uma antiga formação do Flamengo F.C, cujo time era orgulho do bairro Vossoroca. Aparecem de pé, da esquerda para a direita: TIRDINHO – BENTO – CAXAMBÚ – WILMEI – MICA e HORÁCIO.  Agachados: ROBERTO – CHIQUINHO – TATU – NATANEL e GILBERTO COSTA.

Votorantim, berço do futebol brasileiro.



 

Coluna publicada na página 13 da edição nº326, do jornal Gazeta de Votorantim, de 20 a 26 de julho de 2019.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.