Anterior

Reta final para licenciar veículos com placa final 4, alerta Detran.SP

25/07/2019

Anterior

Próxima

Grupo São João define programação de palestras da Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho

25/07/2019

Próxima
25/07/2019 - 17:19
Fórum de Turismo reúne representantes dos governos federal e estadual em Sorocaba

O foco foi discutir viabilidades para o fomento do turismo regional com cidades da RMS
 Foto: Divulgação 

Cidades da região de Sorocaba discutiram nesta quarta-feira (24) propostas para o fomento ao turismo regional aproveitando o potencial de cada uma delas. As discussões aconteceram dentro do “III Fórum de Desenvolvimento de Turismo”, que aconteceu no Centro de Referência em Educação (CRE) em Sorocaba, proposta pela Prefeitura de Sorocaba e organizada pela Divisão de Fomento ao Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) em parceria com a Divisão de Gestão Institucional da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim).

O encontro serviu para que representantes do Ministério do Turismo (Mtur) e da Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo falassem sobre o Programa de Regionalização de Turismo (PRT) e sua importância para o desenvolvimento econômico do país, apresentando não só linhas de crédito disponíveis para o fomento ao turismo regional, bem como alternativas para que cada uma das cidades envolvidas possa trabalhar o setor de forma ordenada e rentável.

Ana Carla Moura – Coordenadora Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo (Mtur) –, disse que o objetivo desses fóruns é que as gestões municipais integrem um grupo maior, acelerando a cadeia econômica dentro de suas regiões. “São orientações técnicas para a captação de recursos, que podem ser tanto da iniciativa privada, quanto do estado”, explicou ao orientar os gestores. “É necessário que a região saiba sua própria identidade cultural e quais tipos de ofertas ela dispõe: se é principal, de apoio ou complementar às demais cidades”, destacou.

Já Ana Carolina de Souza Francisco – Interlocutora Estadual do PRT –expôs as ações necessárias e os avanços desejados com as novas políticas contidas no programa do estado de São Paulo. “O programa trabalha de forma mais descentralizada e eficiente, atendendo aos municípios que estão afastados, mas que ainda assim contribuem para região”, salientou.

Durante a apresentação do Fórum e as boas-vindas aos municípios participantes do encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda em exercício, Luiz Alberto Firmino, destacou a importância dessas discussões para o crescimento do setor na região. “Há uma relação de causa e efeito dentro da economia com o setor turístico. Com o crescimento de 8% neste ano, o turismo é o que alavanca outros negócios como o entretenimento, alimentação e comércio”, explicou, salientando que Sorocaba tem um viés para o turismo de negócios, mas há muitos outros atrativos na cidade que também estimulam a visitação.

Após as apresentações das representantes do Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual do Turismo, os representantes dos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba trocaram informações sobre o setor.

Participaram da mesa de abertura de evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda em exercício, Luiz Alberto Firmino, o vice-presidente da RMS e prefeito de Capela do Alto, Péricles Gonçalves, o vereador Luis Santos, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Sorocaba, Márcio Tomazela, a Coordenadora da área de turismo do Senac Sorocaba, Ivone Perez Ruiz, e Ivan Flores, representando o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas de Sorocaba, Flávio Chaves.

 

 

Fonte: Secom Sorocaba










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.