Anterior

Corintinha de Votorantim (década de 50)

29/07/2019

Anterior

Próxima

Histórias da Minha Cidade: De Rua do Comércio à Avenida 31 de Março

29/07/2019

Próxima
29/07/2019 - 14:31
Bicicross: o melhor momento de popularizar essa modalidade esportiva é agora!
 Foto: Divulgação 

Pietro Arcuri, de Votorantim

Kaká Martins


Pietro Arcuri é de Votorantim, é do Brasil!!! O piloto venceu o Mundial de BMX na Bélgica, na última quarta-feira (24), e subiu no lugar mais alto do pódio. Em vários vídeos postados nas redes sociais, durante a prova final na categoria Boys 07, o garoto sai atrás do adversário principal, e na última curva antes da reta final ele arrancou a frente para vencer uma prova emocionante, com direito a narração internacional, e delírio da equipe brasileira representada pela Confederação Brasileira da modalidade, e os pais do piloto que comemoram esse título com orgulho e esforço somados a vontade de outros pais que treinam seus filhos e viajam o estado, o país e mundo afora, com recursos próprios, seja nas “vaquinhas” entre amigos, as “pasteladas” e eventos promovidos na pista de Votorantim que durante esses últimos meses  angariaram a verba para  inscrições (caríssimas), viagens e estadias.

A vitória de Pietro e de Lucas Darriba, sorocabano bicampeão boys 09, também na mesma tarde que Pietro, são exemplos de superação e prova que o BMX da região, por meio dos seus projetos que passam de 20 anos, se consolidam como a modalidade esportiva mais vendedora de todos os tempos.

Já está mais do que na hora de aproveitar essa “onda” de vitórias e excelentes resultados no quesito competitividade, disciplina e cidadania, para tornar o Bicicross, uma modalidade popular, com mais incentivos do governo municipal e iniciativa privada. Poderíamos levar praticantes de todas as partes da cidade, seja de escolas, com ônibus fretado e lanche, com horários flexíveis ao da grade escolar.

É possível sim! Nossa pista atende as crianças e jovens da APAE, e o bicicross já provou ser benéfico para a entidade há tempos. 

Bikes, capacetes e equipamentos de segurança podem ser disponibilizados na pista “Lucas Furlani” no Parque Jataí, e nossa cidade poderia ser a maior potência do esporte no Brasil.

É o melhor momento para pensar “grande”, e convencer pais e jovens que os frutos colhidos por Pietro e outros 10 pilotos supercampeões de Votorantim, também possam ser colhidos por mais crianças e jovens. 

A pista de Votorantim “redesenhada” aos padrões internacionais nos últimos anos pelo treinador Beto Nogueira (que não mais faz parte do projeto), foi fundamental para o sucesso dos nossos pilotos. 

Temos uma pista padrão Top, temos pais e jovens empenhados em receber e abraçar mais jovens.

Basta o Governo Municipal e empresas da cidade “pensarem grande”, como vem fazendo as pessoas que administram o Bicicross hoje.

Vou mais longe: temos centros esportivos como o da Vila Nova Votorantim, temos espaço no Primavera, outro Centro esportivo no Jardim Toledo, e espaço ao lado do campo de Vila Garcia. Beto fez a pista há 20 anos na enxada. Imagine com maquinário adequado e vontade?

A cidade poderia se tornar a capital do Bicicross e se orgulhar para sempre.

É difícil, mas não impossível.



 

Coluna publicada na página 13 da edição nº327, do jornal Gazeta de Votorantim, de 27 de julho a 02 de agosto de 2019.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.