Anterior

Evento Pet do Shopping Cidade Sorocaba realiza encontro da raça Buldogue

20/08/2019

Anterior

Próxima

Mais de 150 empresárias da região de Sorocaba participam do Força que Conecta

21/08/2019

Próxima
21/08/2019 - 10:36
Parque Tecnológico de Sorocaba ganha Fab Lab e laboratório de vídeo e imagem
 Foto: Divulgação 

A manhã desta quarta-feira (20) será especial para o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba). Isso porque o local passará a contar com um Fab Lab e um laboratório de vídeo e imagem. A solenidade de inauguração dos dois espaços está prevista para começar às 9h e todos estão convidados. A entrada é de graça e não há a necessidade de inscrição prévia.
Sobre o Fab Lab, o presidente do PTS, Roberto Freitas, explicou que se trata de um dos projetos mais importantes deste ano, cuja implantação foi possível graças à parceria com o Sesi Sorocaba – os recursos foram divididos entre as duas instituições.
O Fab Lab do PTS é o terceiro da cidade – os demais estão na Facens e no próprio Sesi – e será colocado em funcionamento ainda em agosto. “É um espaço de criatividade, aprendizado e inovação, acessível a todos os interessados em desenvolver e construir projetos, utilizando processos colaborativos de criação e compartilhamento do conhecimento”, detalha Roberto Freitas.
Um laboratório de conceito mundial, que poucas cidades têm – apenas as grandes capitais –, e que estará interligado com outros de todo o mundo. Assim também pode ser classificado o Fab Lab do PTS. A ideia é utilizar o espaço para oferecer os mais variados cursos de inovação e de tecnologia, como montagem de drones, operação de impressora 3D e arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única). “Será voltado para a prototipagem de startups, pequenas empresas e para a comunidade em geral”, acrescenta o presidente do Parque Tecnológico.
Ainda conforme ele, por meio do Fab Lab o objetivo é criar a Fab City, voltado à troca de informações com outros municípios que possuem potencial de desenvolvimento “Vamos prestigiar a produção local para transformar Sorocaba numa cidade autossuficiente e conectada”, afirma.
A finalidade de uma Fab City é desenvolver cidades totalmente produtivas e globalmente conectadas, com habitantes que partilham conhecimentos para resolver os problemas no próprio bairro. Na prática, isso significa que Sorocaba estará interligada com os principais municípios com alto índice de desenvolvimento, criando uma rede inovadora e autossuficiente em ciência e tecnologia.
Por sua vez, o laboratório de vídeo e imagens, com inauguração prevista para as 10h também desta quarta-feira (21), será voltado para o uso de empreendedores e sociedade em geral. O projeto conta com a parceria do IFSP.


Fonte: Secom Sorocaba 









Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.