Por Kaká Martins
A boa notícia, que vem da cidade vizinha, Sorocaba, é o retorno da equipe de Basquete Feminino profissional há um ano.
Obviamente que os tempos são outros comparados a grande equipe da Minercal, que tinha Hortência, Marta, Vânia, Vanira e Branca. A iniciativa e o esforço sem apoios exorbitantes já valem a torcida e apoio dos amantes do Basquete, da mídia e sociedade.
Votorantim, em 2011, 2012 e 2013 chegou a disputar campeonatos sub 15 e sub 17, mas o sonho de manter aquela equipe de base pensando no profissional acabou ficando pelo caminho por falta de apoio do município e de patrocinadores.
A base do time de Votorantim na época era: Mariane Vargas, Laís Tonche, Nataly Martin, Larissa Ferreira, Pâmella Salles, Ana Paula, Lays Fernanda, Petra Leal, Jaqueline Affonso, Jéssica Palma, Sabrina Inácio, Amanda Fragoso, Amanda Vaz, Julia Santos, Adrielly Matrigami e Yasmim Alves.
Paulo Tonche, um dos comandantes e idealizadores do time de Votorantim sonhava resgatar os grandes times dos anos 50, 60 e 70 da cidade, como conta o livro de Newton Correia da Costa Junior, o "Campineiro", que descreveu as cidades de Votorantim e Sorocaba, como as "Capitais do Basquete feminino".
O responsável pelo time sorocabano dos dias atuais, Márcio Antônio da Silva, o Marcinho, conversou comigo nesta última semana, em meio a expectativa da estreia no Paulista contra o Ituano. "Jogamos o Paulista do ano passado, LBF no primeiro semestre e Regionais em Sorocaba, e para este Paulista trouxemos cinco reforços, aumentando nossa competitividade, mas não deixamos de ter um time jovem, média de 23 anos".
A equipe deste ano será formada por: Aruzha (armadora), Nazinha (armadora ex- São Bernardo), Letícia Senff (lateral ex Blumenau), Beatriz (lateral ex São Bernardo), Mariane Vargas (lateral), Camila Jackson (lateral), Júlia Martha (lateral), Lorena (pivô), Maria Carolina (pivô ex-Sampaio Corrêa) e Nonato (pivô ex- Blumenau). Destaque para a lateral Mariane Vargas, que é votorantinense.
Marcinho ainda comentou: "Sabemos que apesar de ter apenas seis equipes participantes, o Campeonato Paulista deste ano será bastante equilibrado, já que todas as equipes se reforçaram".
Desejamos sucesso ao time de Sorocaba, e claro, ficaremos na torcida para que o projeto iniciado lá, traga estímulo e motivação para o poder público daqui implantar ao menos quatro modalidades profissionais, que bem estruturadas, atrairiam investimentos altos, como por exemplo: Grupo Votorantim, o Sesi, o Iguatemi Esplanada e outros.
Sonhar não custa nada.