Anterior

Dia das crianças será celebrado na Praça de Eventos

09/10/2019

Anterior

Próxima

UBS da Vila Nova recebe atividade em comemoração ao Dia das Crianças

09/10/2019

Próxima
09/10/2019 - 12:27
Campus Sorocaba da UFSCar recebe Patricia Hill Collins

Referência do feminismo negro em todo o mundo, autora falará sobre a interseccionalidade das desigualdades sociais
 Foto: Divulgação 

 

O Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe no dia 31 de outubro a pesquisadora Patricia Hill Collins, Professora Emérita de Sociologia na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. O evento acontece no marco do lançamento no Brasil da tradução do primeiro livro de Collins, publicado originalmente em 1990, "Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento". A obra, um clássico dos estudos de raça e gênero que tornou Collins conhecida, está sendo publicada pela primeira vez em Português pela editora Boitempo, parceira dos programas de pós-graduação em Educação (PPGEd-So) e em Estudos da Condição Humana (PPGECG-So) da UFSCar na vinda da pesquisadora a Sorocaba.

No livro, Collins mapeia os principais temas e ideias tratados por intelectuais e ativistas negras estadunidenses como Angela Davis, Bell Hooks, Alice Walker e Audre Lorde, e assim constrói um panorama do feminismo negro com referências de dentro e de fora da academia. Na mesma obra, a autora se coloca como uma das pioneiras na reflexão sobre a interseccionalidade das desigualdades sociais. A interseccionalidade - intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão - é foco da apresentação de Patricia Hill Collins no Campus Sorocaba, intitulada "Interseccionalidade: desafios contemporâneos e novas perspectivas".

A apresentação, aberta às pessoas interessadas, acontece às 18 horas, no auditório do edifício ATLab, no Campus Sorocaba da UFSCar (situado à Rodovia João Leme dos Santos - SP-264 -, km 110, no Bairro do Itinga). A realização do evento reúne um conjunto de parcerias, inclusive, além das já mencionadas, com organizações e movimentos negros e feministas da região de Sorocaba que farão apresentações culturais no dia da visita de Collins à Universidade. Dentre estas estão o Coral de Mulheres Negras de Sorocaba; Beco das Mina (apresentação de slam); Ananda Jacques e Thai Jenon; e Baque Mulher.

Também são parceiros na realização do evento a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), a Ação Educativa e o Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Os parceiros locais incluem, além dos já mencionados, o coletivo feminista Carolina de Jesus, o portal Nossa Voz, a União de Negros pela Igualdade (Unegro), Baobá - Grupo de Estudos Negros, o Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab), o Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes) e os conselhos municipais de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba e dos Direitos da Mulher. Internamente à UFSCar, apoiam também o Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So), o Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.