Kaio Mota
Murilo Munhoz
(programa de estágio)
Centenas de tambores contendo provavelmente produtos químicos não identificados foram encontrados jogados em um terreno numa estrada vicinal da Vila Rodrigues, em Votorantim. O fato foi presenciado por um morador que passava pelo local, viu o descaso e resolveu fotografar para denunciar.
A denúncia chegou até o vereador Mauro do Materiais (PTB), que esteve no local ao saber do ocorrido para verificar a situação. “Estávamos a caminho para conhecer outro local, viemos para cá para verificar o que aconteceu”, contou o vereador.
Segundo o parlamentar, nos tambores além de óleos poderiam ter mais produtos químicos e a preocupação era com possíveis chuvas que poderiam levar os resíduos até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Votocel. “A preocupação é que se chover e a enxurrada for para o rio, em duas horas vai estar lá no Votocel, no ETA, que é onde capta água para a cidade inteira”, alertou.
O parlamentar salientou ainda que os procedimentos a serem tomados devem ser encaminhados pela Secretaria do Meio Ambiente e que já havia entrado em contato com representantes para as devidas providências. “Esperamos que eles façam, pelo menos, uma rede de proteção, porque se vier uma chuva forte, evita que o material chegue ao rio”.
Ao tomar conhecimento do caso, a diretora de Recuperação Proteção e Manutenção da Secretaria do Meio Ambiente, Marina Matioli Vargas Pereira, foi ao local verificar o ocorrido e informou que o local é de propriedade particular e entraria em contato com a empresa dona da propriedade para que os resíduos fossem tirados. “Nós recebemos essa denúncia através de uma foto e já viemos para cá para verificar. Agora, entraremos em contato com os donos do terreno para que esses barris sejam retirados e, em seguida, possamos iniciar um processo de investigação para responsabilizar quem cometeu esse descaso”, finalizou. (Supervisão: Luciana Lopez)