Anterior

Programa IPTU Premiado entrega mais R$ 21,7 mil para contribuintes sorteados

11/12/2019

Anterior

Próxima

Cantata de Natal 2019 estreia amanhã em Sorocaba

11/12/2019

Próxima
11/12/2019 - 12:26
Estudantes concluem oficina na Rádio Votorantim

Engajados, alunos apresentaram e discutiram temas sociais
 Foto: Divulgação 

Alunos e orientadores receberam votos de congratulações na Câmara de Votorantim, de autoria do verea

 

Ana Maria Agmont

 

O projeto “Oficinas de Rádio”, da Rádio Votorantim Web, em parceria com a Associação Cultura Votorantim e Prefeitura de Votorantim, concluiu na última sexta-feira, (22), a sua primeira edição.

Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais da Votorantim receberam orientações de especialistas das áreas de rádio e jornalismo para criarem programas educacionais com conteúdo de relevância social. Dentre os temas abordados pelos oficineiros, estão a valorização das ações culturais nas escolas e problemáticas sociais, como bullying, depressão e racismo.

O jornalista Werinton Kermes, coordenador da oficina, explicou como se deu a escolha dos temas. “Incentivamos a buscarem temas que relacionassem suas experiências culturais e artísticas à assuntos que afligem suas rotinas, tanto na convivência escolar, como comunitária. Ao contemplar suas vivências, foi possível enaltecer a capacidade criativa dos alunos, valorizando-os como componentes ativos da sociedade, já que todos Estudantes concluem oficina na Rádio Votorantim Engajados, alunos apresentaram e discutiram temas sociais nós somos criadores e propagadores de diversas ações”, explicou.

O objetivo do projeto foi resgatar e ressaltar a força do rádio como uma ferramenta de promoção cultural, através da divulgação de notícias, músicas e da agenda cultural do município. As oficinas foram divididas em encontros semanais, com aulas teóricas e práticas, iniciadas no Aquário Cultura Votorantim e sequenciada no estúdio da Rádio Votorantim.

Os encontros contemplaram alunos de três escolas estaduais, sendo elas, Comendador Pereira Inácio, Senador José Ermírio de Moraes e Daniel Verano. Os estudantes foram selecionados pelas escolas de acordo com o perfil e a aptidão para a área do rádio.

De acordo com a aluna da escola Senador José Ermírio de Moraes, Laura Beatriz, a oficina foi fundamental para o seu desenvolvimento pessoal. “A experiência foi incrível, melhorei minha comunicação com as pessoas e fiz novas amizades. Agradeço todos os professores pela paciência e dedicação, cada momento valeu a pena e hoje sou uma pessoa diferente”, afirma.

Já a aluna da escola Comendador Pereira Inácio, Nathalia Arthuzo, diz que foi a primeira vez que participou de uma oficina de rádio. “Essa foi à primeira vez que tive contato com o rádio, aprendi técnicas e funções, como edição e produção. O curso desenvolveu ainda mais a minha habilidade de me comunicar com as pessoas, foi muito bom compartilhar esse universo com aqueles que pensam como eu”, diz.

Os programas de rádio estão prontos e podem ser acessados pelo site oficial da rádio: www.radiovotorantim.com.br, pelo Facebook e pelas plataformas de streaming: Spotify, Apple Podcasts, Anchor, RadioPublic, Breaker, ente outras. A iniciativa foi desenvolvida através do jornalista Werinton Kermes. As aulas iniciaram em agosto deste ano e foram ministradas pelos jornalistas Ana Maria F. Agmont, Luciana Lopez e Werinton Kermes e pelo radialista Kaká Martins, contando também com a participação profissionais voluntários da área da comunicação. A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) ofereceu apoio logístico, de alimentação e seleção dos estudantes.

 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.