Anterior

Samantha di Kali - 9 a 13 de dezembro

11/12/2019

Anterior

Próxima

Vanguardeiros garantiram a Emancipação

11/12/2019

Próxima
00/00/0000 -
Vanguardeiros garantiram a Emancipação


No início dos anos 60 Votorantim gerava um montante considerável de impostos, mas era consenso entre seus moradores que o distrito estava esquecido, não sendo dotado de infraestrutura necessária por parte da administração sorocabana para garantir melhores condições de vida. Não demorou para que o movimento pela emancipação do distrito Votorantim ganhasse força.

O plebiscito de 1º de dezembro de 1963 mobilizou 4.181 eleitores. Destes, 3.099 votaram a favor do desmembramento, 1.003 foram contrários e o restante de brancos e nulos. Mas para chegar ao resultado amplamente favorável pela emancipação, houve a participação ativa de incansáveis vanguardeiros assim como foram chamados, todos aqueles que seguiram firmes com o propósito de garantir a mudança proposta.

Com o apoio da S. A. Indústrias Votorantim, em especial da fábrica mãe, a Tecidos Votorantim e de seu gerente e grande apoiador Mathias Gianolla, os vanguardeiros foram às ruas, participaram de comícios e carreatas, se tornando decisivos no movimento.

Algumas dezenas de vanguardeiros agora comemoram a conquista de mais de meio século, guardam consigo até hoje os panos do “Sim”, carteirinhas e diplomas que atestam suas participações no maior evento de mobilização já visto na história de Votorantim.

Esse protagonismo de um povo fervoroso garantiu as condições necessárias para que Votorantim se tornasse uma cidade e ganhasse a autonomia, gerenciando seus próprios recursos e planejando o desenvolvimento que tanto almejava.

Numa sociedade que hoje vemos tão carente de envolvimento coletivo, nos orgulhamos desse passado de abnegados cidadãos que acreditaram em dias melhores e pavimentaram os caminhos às futuras gerações.

A disposição e coragem que os vanguardeiros tiveram se torna fonte de inspiração para que declaremos nosso amor a essa terra que também nos acolhe e que os ideais desse grupo pró-emancipacionista motive para que estejamos a frente do nosso tempo, assim como fizeram os vanguardeiros.


Cesar Silva é jornalista e autor 

de três livros sobre a história local

Visite a Fanpage: Histórias da 

Minha Cidade –Votorantim


Coluna publicada na página 14, da edição nº 345, da Gazeta de Votorantim, de 7 a 13 de Dezembro de 2019. 









Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.