Anterior

Coral da Apevo faz apresentações natalinas em Sorocaba e região

11/12/2019

Anterior

Próxima

Presidente do PTS vai a Brasília reivindicar a construção de um campus do IFSP em Sorocaba

12/12/2019

Próxima
12/12/2019 - 00:58
DAESP entrega Torre de Controle no Aeroporto de Sorocaba


O Departamento Aeroviário do Estado (DAESP), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, entrega nesta terça-feira (10) as obras da Torre de Controle e o sistema de vigilância eletrônica no Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba.

Dividida em duas etapas, a primeira parte da implantação da torre de controle consistiu na construção da infraestrutura do prédio com investimento de R 13,8 milhões do Tesouro do Estado. Na segunda etapa, estão sendo entregues os equipamentos de navegação para a operação da Torre de Controle, como rádios VHF, Central de Áudio, Sistema Meteorológico e Sistema Indicador de Rampa de Aproximação (PAPI). O investimento foi de R 7,6 milhões e executado por convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SNAC).

Após a entrega, a Torre entrará em processo de homologação junto à Força Aérea Brasileira e passará a operar em janeiro de 2020.

Além disso, o Departamento entrega o sistema de segurança eletrônica que vai operar 24 horas no aeroporto com investimento de R 29 mil por mês. Composto por um circuito fechado de TV, com 16 câmeras, a central contará também com quatro operadores que se revezarão por turno - dia e noite - para garantir a segurança na unidade.

De acordo com o secretário Estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, todos os investimentos estão sendo feitos para aumentar a segurança e potencializar, ainda mais, a oferta de voos para a população do interior paulista. "Temos aqui um importante e estratégico polo da aviação geral e executiva, e que engloba um grande centro de manutenção de aeronaves. A partir de agora, as operações estarão mais seguras e com capacidade de ampliação para proporcionar ainda mais desenvolvimento econômico e turístico para o nosso Estado. O que significa aumentar a geração de emprego e renda".

 

O diretor superintendente do DAESP, Antônio Claret de Oliveira, destaca que o aeroporto de Sorocaba está entre os 21 aeroportos administrados pelo DAESP, e ocupa o 1º lugar no ranking em movimentação de aeronaves. "No acumulado de 2019, o aeroporto recebeu 29.508 pousos/decolagens. E para aumentar a segurança dos usuários, estamos investindo ainda na obra de construção para o reforço estrutural em concreto do muro patrimonial, um investimento de R$ 525 mil".

 

Desestatização

Antônio Claret ressalta ainda os esforços da atual gestão para potencializar a malha aérea do Estado de São Paulo. "Iniciamos um trabalho para ampliar capacidade dos aeroportos paulistas e atrair novos voos regionais. Estamos hoje com obras em andamento em nove aeroportos e esses investimentos irão crescer ainda mais com o plano de desestatização do Governo Estadual. O aeroporto de Sorocaba faz parte desse pacote e queremos concluir todo esse processo de desestatização dos aeroportos estaduais até primeiro trimestre de 2020".

O plano de desestatização está sendo conduzido pelo DAESP com assessoria da IOS Partners - consultoria internacional contratada para realizar os estudos que vão definir o modelo mais eficiente de gestão e funcionamento. A previsão é que os estudos sejam finalizados em breve.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.