Anterior

Sancionada lei que aumenta limite do saque imediato do FGTS

12/12/2019

Anterior

Próxima

Especialista alerta sobre a Doença de Crohn e os cuidados com a saúde gastrointestinal

12/12/2019

Próxima
12/12/2019 - 17:19
Novo decreto dá continuidade ao sistema de Zona Azul em Votorantim

Prefeitura enxuga mais de 1.000 vagas que haviam sido demarcadas no início da operacionalização do sistema de estacionamento rotativo pago
 Foto: Jorge Silva 


Um novo decreto editado pelo Executivo municipal, nº 5.798, que será publicado na edição desta sexta-feira (13) no Jornal do Município, regulamentando a lei municipal nº 2.533, de 2017, possibilita a continuidade do sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como zona azul, em Votorantim. A medida extingue mais 500 vagas em cinco ruas da cidade, além das outras 590 que já foram extintas com o decreto do último dia 14 de novembro, totalizando 1.190 vagas a menos que haviam sido demarcadas no início da operacionalização do sistema, em setembro.

De acordo com o prefeito Fernando de Oliveira Souza, o teor deste novo decreto foi ajustado em reunião realizada nesta semana com representantes do Legislativo, os vereadores Luciano Silva, Ita e Bruno Martins e também conta com a anuência da concessionária V-Park, que administra a zona azul na cidade. O secretário de Governo e de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino, reforça que “a implantação da zona azul leva em consideração, essencialmente, os aspectos indispensáveis para a mobilidade urbana, promovendo a rotatividade dos veículos e consequentemente maior fluidez no trânsito e melhor acesso ao comércio do município”.

O novo decreto segue as mesmas regras técnicas do anterior, pelo qual a cobrança pelo estacionamento incidirá em duas áreas, contempladas pelo atual Plano Diretor do município, denominadas Zona de Comércio Principal (ZCP) e nos principais Corredores de Comércios e Serviços (CCS). Mas enxuga ainda mais as vagas que haviam sido demarcadas. Das 2.360 vagas previstas em setembro, o segundo decreto (de 14 de novembro) enxugou para 1.770 vagas e, agora, a terceira regulamentação prevê somente 1.270 vagas para a zona azul no município. Com isso, a nova medida retira mais 160 vagas da avenida Luiz do Patrocino Fernandes; 115 da avenida Matheus Conegero; 142 da avenida São João; 59 vagas da Rua Paula Ney e outras 24 da rua Achiles Logo.


Como funciona

Assim como no início, o sistema será operacionalizado pelo consórcio vencedor da licitação para o estacionamento rotativo, o V-Park. A cobrança por um período de uma hora é de R$ 2,00, para veículos de passeio e comerciais leves até 4.000 kg ou até 2 eixos. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1,00 a hora.

O condutor tem a opção de realizar o cadastro e compra do cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o ticket por meio de monitores que vão transitar o tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estarão devidamente identificadas.

Para adquirir as horas de estacionamento de forma online, o motorista deverá realizar o download do aplicativo “Zar Digital - Zona Azul Rápida”, que está disponível nas plataformas App Store e Google Play. Após baixar o app, o usuário deverá inserir seus dados e realizar a aquisição do ticket por meio de cartão de crédito. Depois do cadastro, será possível colocar a geolocalização para identificar e registrar a zona da vaga, bem como informar a placa e o período. Para quem não possui acesso à internet, basta enviar um SMS, para isso é necessário fazer um cadastro prévio pelo site www.zonaazulrapida.com.br e possuir créditos pré-pago.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura de Votorantim



Veja mais fotos:

  1. Reunião foi realizada no gabinete do Executivo, com as presenças dos prefeito Fernando de Oliveira Souza, dos vereadores Luciano, Ita e Bruno e do secretário de Governo e de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino.

  2. Reunião foi realizada no gabinete do Executivo, com as presenças dos prefeito Fernando de Oliveira Souza, dos vereadores Luciano, Ita e Bruno e do secretário de Governo e de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino.







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.