Anterior

Equipe de Flag Football se prepara para o paulista

28/01/2020

Anterior

Próxima

Sebrae de Votorantim oferece transporte gratuito aos empreendedores para feira internacional do setor alimentício

28/01/2020

Próxima
28/01/2020 - 14:43
Saúde segue com ações de combate ao mosquito transmissor da dengue
 Foto: Divulgação 

A Secretaria da Saúde (Sesa) de Votorantim, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, segue com as ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta terça-feira (28) os agentes percorrem o Conjunto Habitacional Mário Augusto Ribeiro (Promorar) e o São Mateus. Até o momento foram 53 casos notificados, sendo dois confirmados, os quais são importados, e um caso suspeito que está sob investigação. Quanto aos dois confirmados, já foram realizadas as devidas ações de bloqueio e controle de criadouros.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Kátia Regina de Oliveira, ressalta que a população precisa manter os espaços limpos e sem criadouros, principalmente nesse período de chuvas e calor. “Contamos com a apoio da população para combater o mosquito”, reforça.  Kátia explica ainda que quando o teste rápido aponta para caso suspeito, são realizadas as ações de bloqueio, com a intenção de eliminar os possíveis criadouros na referida área.

Durante as visitas casa a casa, os agentes procuram por possíveis criadouros, como em água parada em baldes, pneus, panelas, garrafas, copos plásticos, reservatório de geladeira, além de orientar o morador sobre os principais sintomas.

A dona de casa, Valdirene Ribeiro Domingues Boscarial, 38 anos, moradora do Jardim São Mateus, conta que já teve dengue quando morava em outra cidade. “Aqui em casa procuro manter tudo em ordem e sempre fico atenta quanto aos criadouros”, diz.

Quem também recebeu a visita do agente foi o aposentado Edson Joaquim de Souza, 52 anos, que aproveitou para tirar dúvidas e disse que é importante que todos façam sua parte. Mesmo estando com o quintal em dia e sem água parada, ele fez questão de levar a equipe em todos os cantos da casa.

Além disso, acontecem semanalmente as ações de visitas aos Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.

A Secretaria da Saúde orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.


Fonte: Assessoria de Imprensa

 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.