Anterior

Prefeitura entrega revitalização de creche no Jardim Primavera

20/02/2020

Anterior

Próxima

Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval

21/02/2020

Próxima
20/02/2020 - 20:42
Voluntários organizam Carnaval da Inclusão em Votorantim
 Foto: Divulgação 

A Associação Cultura Votorantim (ACV), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim, promove na próxima sexta-feira (21) a 14ª edição do Carnaval da Inclusão, uma matinê voltada para pessoas em tratamento da saúde mental.

O evento realizado por voluntários tem por intuito proporcionar aos moradores de Residências Terapêuticas, além de frequentadores do serviço de Saúde Mental de toda a região, um momento de lazer, distração e diversão.

A inclusão ocorre por a matinê integrar a programação regional dos festejos carnavalescos e reúne centenas de pessoas que não possuem muitas oportunidades de diversão durante o ano.

O evento será realizado no Aquário Cultura Votorantim, ao lado da Praça de Eventos, no Centro, Votorantim/SP, das 14h às 17h, com entrada gratuita para o público convidado. Voluntários dispostos a colaborar com a animação são bem-vindos.

São oferecidos lanches, refrescos, além de serpentina e confetes. “Costuma ser um momento muito aguardado pelos convidados. Eles sentem-se valorizados por perceberem que a festa preparada com muito carinho especialmente para recebê-los”, comenta o responsável pela Associação, Werinton Kermes.

Neste ano, são esperadas cerca de 350 pessoas de várias instituições de cidades da região, como Itapetininga, Capela do Alto, Sorocaba, Votorantim, Itu, Salto de Pirapora, Piedade, entre outras.

“Após o movimento de desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos, os antigos moradores desses hospitais se separaram daqueles com quem conviveram por décadas e a festa marca um reencontro anual com os amigos. É lindo e emocionante de presenciar”, explica Kermes.

Visando aumentar a participação da sociedade e permitir que a inclusão se dê por completo, e não apenas por estar inserida na programação carnavalesca, os organizadores convidam voluntários para se unirem aos convidados especiais da folia, com desprendimento e solidariedade, levando alegria e amor, em um gesto de carinho e humanidade. Os interessados podem comparecer no local, na data e hora do evento. Caso sejam formados grupos, pede-se a gentileza de informar antecipadamente o número de voluntários pelo telefone/ WhatsApp (15) 99718-6062 (ACV).

A festa é gratuita, exceto o transporte, que é responsabilidade da Residência/ Clínica/ Instituição Psiquiátrica. Sugere-se que os convidados confeccionem suas máscaras e adereços como forma de trabalho artesanal criativo e terapêutico.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.