Anterior

Live em prol do ‘Natal Sem Fome’ vai reunir 20 artistas da região neste domingo

11/07/2020

Anterior

Próxima

Prefeitura de Sorocaba remarca provas de concursos da Educação para outubro e novembro

13/07/2020

Próxima
11/07/2020 - 02:52
Plano SP: Votorantim divulga as orientações na 2ª feira

Sorocaba manterá restrições da fase vermelha
 Foto: Jorge Silva 

Pelo menos até segunda-feira, comércio não essencial permanece fechado

Cidades da região podem avançar para a fase laranja. Votorantim divulga as orientações na 2ª feira


O governo paulista anunciou nesta sexta-feira (10) à tarde, durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, que a região de Sorocaba, onde está Votorantim, avançou para a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização do comércio a partir da próxima segunda-feira, dia 13. A quarentena foi prorrogada até o próximo dia 30 de julho.

A etapa laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três. Desse modo, poderão abrir os comércios de rua considerados não-essenciais, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança e higiene determinadas pelas autoridades de saúde.

Em Votorantim, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 vai se reunir, em dia e horário não divulgados, para analisar os detalhes dessa nova fase determinada pelo governo estadual e estudar as circunstâncias do retorno à fase laranja. A orientação do Comitê é que “até a próxima segunda-feira (13) a situação permanecerá como está, inclusive na própria segunda”. Ou seja, até segunda-feira, o funcionamento da cidade segue as orientações da fase vermelha.

Sorocaba, por sua vez, vai manter o município na fase vermelha de flexibilização, que permite apenas o funcionamento de atividades essenciais. O anúncio foi feito pela prefeita Jaqueline Coutinho que disse que a cidade vai usar a autonomia prevista em lei para manter maior rigidez na abertura do comércio.

A prefeita afirmou que "seria uma irresponsabilidade, uma incongruência diante da saturação da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI de Sorocaba, nós abrirmos as atividades econômicas de forma que a proliferação da doença poderia se alastrar", disse.


O Plano São Paulo

“O Plano São Paulo é uma ferramenta de abertura consciente da economia, a prioridade é o controle da doença e a obediência à saúde e à medicina. Preservar vidas é, foi e continuará a ser prioridade do Governo de São Paulo e de todos que têm responsabilidade em nosso Estado. Iniciamos uma nova fase na luta contra a pandemia, que marca gradualmente e de forma segura o retorno à normalidade. Uma fase que resgata nossa esperança e alimenta nosso otimismo", afirmou o governador João Doria.

As três próximas atualizações programadas do Plano São Paulo estão previstas para os dias 24 de julho e 7 e 21 de agosto. Os índices epidemiológicos e capacidade hospitalar são verificados semanalmente e, em caso de piora acentuada, pode haver regressão de fase em caráter extraordinário.


Reportagem publicada na página 14, da edição nº 372 da Gazeta de Votorantim, de 10 a 17 de julho de 2020











Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.