Anterior

Governo de SP lança plataforma para triagem de voluntários em estudo da vacina contra o coronavírus

13/07/2020

Anterior

Próxima

Governo autoriza funcionamento de atividades práticas no ensino superior e profissional na fase 3 do Plano SP

13/07/2020

Próxima
13/07/2020 - 18:22
Prefeitos de Sorocaba e Votorantim se reúnem para discutir situação dos leitos de ambas as cidades e ações conjuntas
 Foto: Secom Sorocaba/Alexandre Lombardi 

.

.

A Prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, se reuniu na tarde desta segunda-feira (13) com o chefe do Executivo da cidade de Votorantim, Fernando Oliveira, com objetivo discutir medidas conjuntas de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus. A reunião ocorreu no gabinete da prefeita de Sorocaba, no Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”.

Um dos principais pontos discutidos durante a reunião foi a preocupação com a elevação da ocupação dos leitos hospitalares voltados ao tratamento da covid-19 e da possibilidade de haver um colapso no sistema de saúde dos hospitais das duas cidades.

Na sexta-feira passada, dia 10, o governo do Estado de São Paulo colocou a região de Sorocaba, composta por 48 cidades, na Fase Laranja. Entretanto, no mesmo dia, a prefeita Jaqueline Coutinho anunciou que a cidade se manteria na Fase Vermelha do Plano São Paulo, por mais uma semana. A decisão foi justificada devido à taxa de ocupação de leitos e a fila de espera de pacientes que aguardam internação. Da mesma forma, segundo explicou o prefeito de Votorantim, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13) o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 decidiu que o município manterá, nesta semana, até a próxima sexta-feira (17), as restrições previstas na chamada faixa vermelha do Plano SP. A decisão acompanha aquela adotada por Sorocaba levando-se em conta, principalmente, a saturação da taxa de ocupação dos leitos de UTI, não apenas no município como na região. Em Votorantim, o hospital municipal “Lauro Roberto Fogaça” apresentava nesta segunda-feira uma taxa de 81,9% de ocupação da terapia intensiva. Já em Sorocaba, essa taxa, segundo dados da pasta da Saúde, estava em 100%, até às 17h desta segunda-feira.

“Fundamental ambos municípios estarem alinhados nas ações e medidas que vêm sendo adotadas, diante do fato de serem conurbados. Na próxima quinta-feira (16) voltaremos a nos reunir para ver a situação da evolução da doença e da situação dos leitos clínicos e de UTI para que possamos avaliar o avanço para a Fase Laranja, ou não”, disse a prefeita.




Fonte: Secom Sorocaba










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.