Anterior

Votorantim confirma mais 23 casos de Covid-19; recuperados são 1.500

06/08/2020

Anterior

Próxima

Iguatemi Esplanada promove programação especial de Dia dos Pais

06/08/2020

Próxima
06/08/2020 - 15:23
Uniso apresentará o/a aluno/a de número 50 mil em formatura história
 Foto: José Neto/Divulgação 

.

.

A Universidade de Sorocaba (Uniso) alcançará a marca histórica de 50 mil graduados/as na colação de grau que ocorrerá no dia 13 de agosto, com a apresentação do/a aluno/a de número 50 mil. A cerimônia será realizada às 19h, no formato online, com transmissão pelo Youtube/UnisoOnline e pela página facebook.com/Uniso.   

Como instituição que mais forma profissionais na Região, esse número de formandos e formandas também é superior à população de 89% dos municípios do Brasil. Isso comprova o crescimento sustentável da Uniso, que se tornou referência na cidade de Sorocaba e região.   

O Reitor, professor Rogério Augusto Profeta, comenta que mais do que comemorar a história da Universidade, o evento celebra a formação de pessoas que carregam a marca da Uniso e levam o conhecimento adiante, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.   

“Essa é uma conquista de toda a Região que batalhou para a instalação da primeira universidade da Região, a Uniso. Nossa meta é continuar trabalhando como Instituição produtora e difusora de conhecimento, em consonância com o crescimento regional”, conclui.   

   

Uniso e sua história   

A Uniso vem de uma trajetória na área da Educação que se iniciou em 1954, com 27 alunos matriculados nos cursos de Pedagogia e Letras Neolatinas da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), onde hoje está o câmpus Trujillo.   

O processo de implantação da Uniso foi árduo e exigiu tenacidade da comissão responsável pelo projeto, que teve à frente o professor Aldo Vannucchi. Os trabalhos começaram em 15 de março de 1988 e a aprovação da criação da primeira Universidade de Sorocaba ocorreu em 15 de setembro de 1994.

Em 1999, a Uniso inaugurou a Cidade Universitária, que possui mais de 1,3 milhão de metros quadrados. Seu projeto arquitetônico abriga uma ampla estrutura de laboratórios e está integrado a uma área verde onde vivem mais de 100 espécies de aves, anfíbios, répteis e mamíferos.   

Essa estrutura completa possibilita a realização de estudos, práticas e pesquisas orientadas por um corpo docente altamente qualificado. É isso que faz da Uniso a universidade que mais forma profissionais na Região.   

Ser uma Universidade Comunitária, sem dúvida, é um dos principais diferenciais da Uniso. Sua presença na comunidade possibilita que cerca de cem mil pessoas sejam beneficiadas por seus programas de extensão, a cada ano. A formação dos alunos também é pautada por ações de caráter social voltadas para a transformação da realidade regional.   

   

Uniso hoje   

A única Universidade da Região que tem a nota máxima do MEC, a nota 5, incluindo as públicas, a Uniso recebe cerca de 10 mil alunos em suas três unidades: Câmpus Trujillo, Câmpus Seminário e Cidade Universitária.   

A Instituição oferece mais de 60 cursos de graduação, cursos de especialização, e quatro programas de pós-graduação: Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas, Mestrado em Comunicação e Cultura, Mestrado e Doutorado em Educação, e Mestrado e Doutorado Profissional em Processos Tecnológicos e Ambientais, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecidos pelo MEC.   

Mantida pela Fundação Dom Aguirre (FDA), a Uniso é uma Universidade Comunitária, ou seja, não é estatal, pois não foi criada nem é mantida pelo Poder Público; e também não é estritamente particular, pois não pertence a um grupo econômico, e não possui fins lucrativos. É de propriedade da comunidade e gerida por um Conselho Universitário do qual fazem parte dirigentes, professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade.   




Fonte: Assessoria de Imprensa










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.