Anterior

Eleições 2020 - Espaço Democrático - Pr. Dr. Luiz Carlos - Diretrizes para a nova educação de qualidade

10/08/2020

Anterior

Próxima

Eleições 2020 - Espaço Democrático - Rodrigo Chizolini - O futuro da geração de empregos em Votorantim

10/08/2020

Próxima
10/08/2020 - 01:33
Eleições 2020 - Espaço Democrátivo - Marcão Papeleiro - Por um governo transparente e participativo

.

.

Mais do que em eleições passadas, os governantes eleitos este ano deverão estar preparados não só para dar atenção às necessidades imediatas dos munícipes, como saúde, educação e infraestrutura, mas também para direcionar a cidade rumo ao futuro.

Isso significa promover uma administração participativa e transparente.

Essa evolução vem sendo desenvolvida em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil. Alguns chamam de Cidade Digital. Outros de Cidade Inteligente. Eu prefiro chamar de Cidade Eficiente para os seus cidadãos.

Ter uma cidade assim não significa só lançar uma página bonitinha na internet, com vários botões para dar a impressão ao munícipe que ele está interagindo com o governo.

Governo participativo significa planejar toda a administração para que os moradores acompanhem os atos da Prefeitura; e para que as opiniões deles sejam estimuladas e realmente levadas em conta.

O orçamento participativo, que funcionou em Votorantim na época do Pivetta, foi pioneiro. Mas atualmente existem outras ferramentas para avançar nessa modalidade.

Hoje é possível promover a integração, em tempo real, de todas as secretarias da Prefeitura. A tecnologia existe. Basta haver ousadia e interesse do administrador em ser democrático e transparente.

Dessa forma, o munícipe poderá saber em que bairros estão sendo realizadas obras públicas naquele dia, quais as obras programadas para os próximos dias, quantos frascos de cada medicamento há em cada unidade de saúde, etc. As pessoas físicas e jurídicas poderão tratar de impostos, taxas e boletos mais rapidamente.

Além de facilitar a vida de quem mora ou investe na cidade, esses dispositivos ajudam a combater a corrupção.

Há tecnologia e exemplos para Votorantim ingressar nessa etapa. Mas, para isso, existem condições: O prefeito e sua equipe têm que estar preparados. O prefeito deve ter espírito democrático, visão de futuro e vocação para liderar, negociar, conciliar e aglutinar pessoas.

A administração deve valorizar e oferecer treinamento ao funcionalismo público. Acima de tudo, deve ter um olhar humano e fraterno para a sociedade.

Agora convido a me seguirem no Facebook e no Instagram: @marcaopapeleiro

Abraço fraterno do Marcão

 

 

 

 

Coluna publicada na página 11, da edição nº 376, da Gazeta de Votorantim, de 8 a 14 de agosto de 2020.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.