Anterior

Eleições 2020 - Espaço Democrátivo - Marcão Papeleiro - Por um governo transparente e participativo

10/08/2020

Anterior

Próxima

Eleições 2020 - Espaço Democrático - Silvano Donizeti Mendes - Os desafios da área da Saúde e as dificuldades de quem depende dela no município

10/08/2020

Próxima
10/08/2020 - 01:36
Eleições 2020 - Espaço Democrático - Rodrigo Chizolini - O futuro da geração de empregos em Votorantim

.

.

O Município de Votorantim, como o restante do País, está atravessando grave crise econômica que tem origem em múltiplos fatores, desde a malfadada e errática política econômica liberal que trabalha na perspectiva de privilegiar segmentos rentistas e pilhar o que resta de patrimônio do povo brasileiro, até os impactos da pandemia da Covid-19 que acabou por tornar a crise mais aguda.

Votorantim ostenta situação dramática em relação ao fechamento de vagas de empregos. Segundo informações oficiais, o município acumula desde o início de 2020, saldo negativo de 1335 postos de trabalhos fechados, destes postos 534 são da área do comércio, 439 na indústria e o restante em outros segmentos da economia.

Importante dizer que, parte significativa da nossa mão de obra, está empregada em Sorocaba, ou seja, há muitos trabalhadores de Votorantim que perderam o emprego no município vizinho. Sendo difícil mensurar o real número de pessoas que residem em Votorantim perderam emprego em 2020.

É sabido que estamos inseridos na Região Metropolitana de Sorocaba, considerada a 15º economia nacional e com acesso aos grandes centros consumidores do País. No entanto, em que pese a crise econômica que assola o Brasil desde antes da pandemia, não se percebe em âmbito municipal nenhuma estratégia local de estímulo aos negócios em Votorantim.

Há um arcabouço de possibilidades a partir do município e da microeconomia que poderia ser lançadas para estimular o desenvolvimento sustentável, como a criação de um sistema de geração de renda comunitário, desburocratização do nosso sistema tributário local, projetos que poderiam complementar a cadeia produtiva e comercial instalada na sede da Região Metropolitana, aproveitamento do potencial turístico de forma sustentável de nossas riquezas naturais e outras tantas iniciativas que comporiam uma estratégia de desenvolvimento local de curto, médio e longo prazo, enfatizo, com respeito ao meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

Coluna publicada na página 11, da edição nº 376, da Gazeta de Votorantim, de 8 a 14 de agosto de 2020.

 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.