Anterior

Coluna Dom James Tavares OSFS - O Anglicanismo – Parte II

10/08/2020

Anterior

Próxima

Índice com as reportagens da edição deste sábado (08/08) da Gazeta de Votorantim

10/08/2020

Próxima
10/08/2020 - 14:56
Coluna Kaio Lopes - A desigualdade social e estrutural de Votorantim


.

.

Para darmos início ao contexto, é importante que analisemos o cenário histórico: é sabido que Votorantim é uma cidade emergente na região, ainda não estabelecida, em virtude, claro, da sua fundação recente após o processo de emancipação política de Sorocaba. Este último, por sua vez, deu-se mais por razões administrativas do que propriamente geográficas ou demográficas, considerando que ambos os municípios concentram cerca de 800 mil habitantes numa mesma mancha urbana, caracterizada, principalmente, pela conurbação entre eles.

Apesar do movimento dos ‘’Vanguardeiros’’ ter sido de procedência histórica no Estado e ser um marco emancipatório paulista, ele acabou por dar vazão ao desenvolvimento de alguma parte de Votorantim em detrimento à outras. É evidente, porém, que hoje possuímos uma cidade integrada entre suas principais vias arteriais, estejam elas no mapa central ou periférico, mas essa integração não é suficientemente  assimilada por toda a extensão territorial.

A partir do estabelecimento do Plano Diretor de Desenvolvimento, ainda em 1996, período de grande pujança industrial entre Sorocaba e Votorantim, ficou proposto um projeto de interligação cardial dos municípios: por um lado, a primeira daria continuidade ao seu expoente estrutural às margens da Rodovia Raposo Tavares e em direção à Castelo Branco; do outro, a vizinha daria maior atenção aos processos além das áreas limítrofes, valorizando, inclusive, os pontos mais carentes.

Na prática, nem toda a cidade foi assistida pelo Poder Público.

Atualmente, a região Norte, especialmente através do Parque Bela Vista, integrada ao Noroeste, representado por Jardim Clarice e Vossoroca, estão em plena valorização e constante crescimento econômico e social, pois, juntas, preencheram seus terrenos com grandes complexos de compras, hipermercados, condomínios e edifícios, além de possuírem grande relevância comercial e estarem alheias à necessidade de acesso ao centro.

O extremo-oeste, porém, região em que localizam-se bairros relativamente grandes como o Jardim Tatiana e Novo Mundo, além dos loteamentos Green Valley, não atingiu a mesma prosperidade, ainda que ocupe espaços privilegiados entre Votorantim e Sorocaba; a principal urgência para esses bairros é a delimitação adequada de uma cidade para a outra, pois, muitas vezes, há um jogo de empurra-empurra das prefeituras, uma vez identificadas divergências de responsabilidades sobre suas ruas.

A mesma negligência se dá ao Nordeste do município, onde o Bairro dos Morros, também na confusão entre os limites das cidades, se vê negligenciado por anos, especialmente por não haver preocupação quanto ao transporte público para a região e também menor assistência financeira para a sua urbanização e estruturação.

Acima do Nordeste, a região Leste e seus extremos, com maior contingente populacional da cidade, onde somente a Vila Nova concentra cerca de 20 mil habitantes, e o restante dos bairros (Altos de Votorantim, Pró-Morar, Jardim São Matheus, Jardim Paulista, Jardim Fortaleza), algo entre 10 e 15 mil, até foi bastante modificada e estruturada ao longo das décadas que sucederam a emancipação, principalmente no aspecto do transporte coletivo, além das sinalizações de trânsito e urbanização dos solos, nos quais todos os bairros referidos foram transformados; apesar disso, há carência de serviços essenciais como postos de gasolina, bancos e lotéricas e igualmente é verificada a ausência de grandes empreendimentos que possam valorar os seus cenários comerciais.

No Centro-Leste, compreendendo a região do Rio Acima, também de enorme atingimento residencial, há considerável oferta de serviços públicos e privados, além de privilegiar os seus moradores através dos cuidados frequentes quanto ao trânsito cada vez mais intenso e os acessos ao baixo-central de Votorantim via Luiz do Patrocínio e centro sorocabano por meio da Av. Octávio Augusto Rangel, ambas extremamente ocupadas comercialmente e quase completamente estruturadas. A insistência dos investimentos direcionados à essas áreas revela, no entanto, a desigualdade de que trato, pois há um esquecimento natural sobre demandas de outras partes da cidade.

A região Sul do município, bem como a extensão Sudoeste (Parque Jataí, Vila Gali, Serrano e Votocel), especialmente por servir como importantes alças de acesso do interior paulista ao litoral sul do Estado, e também, não menos importante, ligar Votorantim à Piedade e vice-versa, está em processo de desenvolvimento frequente, não havendo, porém, incidência de investimentos modernos e estratégicos como o ocorrido ao seu oposto no Norte. Reclama-se também da qualidade do trânsito, sempre intenso e, como consequência disso, o número de acidentes graves na rodovia acerca é crescente e preocupante. E na parte Sudeste, cortando Itapeva e Parque São João, há menos desenvolvimento econômico e social, principalmente porque ambos os bairros não possuem, atualmente, suficiência para tornarem-se alheios à 31 de Março.

A desigualdade mais clarividente, contudo, pode ser verificada na região central, entre a 31 de Março como carro-chefe e a Av. São João como extensão. Fortemente beneficiados por essa parte do município, bairros como Jardim Paraíso, Jardim Icatu, Parque Morumbi e Maria José, todos, sem exceção, têm estruturas diferenciadas e concentram as populações mais nobres da cidade, se descontarmos, justamente, os residentes do bairro Alphaville - exceção ao Noroeste.

É importante que as ações para o crescimento da cidade passem por reformulações geográficas e ocupacionais, pois enquanto parte do município já independe do deslocamento ao centro, outra parte é completamente dependente do mesmo.

 

 

 

 

 

Coluna publicada na página 7, da edição nº 376, da Gazeta de Votorantim, de 08 a 14 de agosto de 2020.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.