Anterior

Documentário “A História do Rock em Votorantim” está disponível para o público

28/09/2020

Anterior

Próxima

Coluna Social - Por Mônica Marsal - Edição 383- De 26 de Setembro a 2 de outubro de 2020

28/09/2020

Próxima
28/09/2020 - 17:04
Projeto Nossa História, Nossa Gente: Missionário Antenor Thomazi e a formação da igreja
 Foto: Arquivo 

O missionário no momento de um batismo

.

.

A conversão religiosa é o chamamento à mudança de vida, principalmente aqueles que desejam fazer a diferença, trazendo o Jesus do Natal à vida das pessoas. O saudoso missionário Antenor Thomazi teve passagem marcante em Votorantim, logo após a sua conversão, ao contribuir na formação da Igreja do Evangelho Quadrangular. 

Seus pais eram italianos e foram morar em Gaspar (SC). Foi nessa localidade que Antenor nasceu. Posteriormente morou em Campinas e São Paulo. Acometido de um forte stress, começou a ficar doente. Resolveu mudar sua vida indo morar com a família numa fazenda em Tatuí. Ali começou a ter uma grande experiência com Deus.

Nesse momento, num dos quartos da casa, Antenor abriu seu coração a Deus. Ao clamar pela cura de uma doença ofereceu sua vida para trabalhar pela obra religiosa.

Ao vir a Sorocaba junto com o irmão, pastor Valdemar Thomazi, para um contato com o pastor Ernesto Taconi, recebeu o convite para dirigir uma igreja em Votorantim. Foi uma surpresa já que havia se convertido há pouco tempo. Disse que não conseguiria e ao conversar com a esposa, voltou no dia seguinte e decidido falou ao pastor Taconi que se era verdade que estava falando então desejava ir a Votorantim.

O missionário Antenor Thomazi ao chegar à cidade se deparou com o atendimento existente num pequeno salão da avenida 31 de Março. Logo já não comportava mais o número de fiéis que crescia a cada dia. Houve o início da construção da igreja na rua José Thomaz da Costa. Todos se doavam como pedreiros e ajudantes. Ao término o local comportava 300 pessoas sentadas, mas muitos ficavam em pé. Isso antes de ter uma reforma para ampliar o templo. Posteriormente surgia o projeto de uma nova igreja na avenida Luiz do Patrocino Fernandes.

Nesse início de obra evangélica que veio gerar muitos frutos na cidade ficou a lembrança da presença atuante do missionário Thomazi que viria a falecer em 1983. Fazendo-nos lembrar da figura de líder e sempre bem agasalhado, usando chapéu e sobretudo. Sua filha, a pastora Vera, casada com o pastor Carlos Claro da Rosa, dá continuidade aos seus trabalhos de evangelização, agora na Comunidade Cristã Deus Presente. 

Coluna publicada na página 21, da edição nº 383, da Gazeta de Votorantim, de 26 de setembro a 2 de outubro de 2020.


Veja mais fotos:

  1. Em 1973 o batizado de Antenor, com alguns familiares e a filha Vera à esquerda

  2. Em 1973 o batizado de Antenor, com alguns familiares e a filha Vera à esquerda
  3. Salão da av. 31 de Março nos primeiros cultos

  4. Salão da av. 31 de Março nos primeiros cultos







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.