Anterior

Votorantim confirma mais 16 casos de Covid-19 nesta sexta-feira

23/10/2020

Anterior

Próxima

Mulheres são vítimas de estelionato ao comprar lençol na rua em Votorantim

23/10/2020

Próxima
23/10/2020 - 16:25
Maestro de Votorantim integra a comissão de Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil
 Foto: Divulgação 

.

.

Com mais de 1300 inscritos, o I Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (CIMUCI) Um Novo Olhar reuniu nos dias 15 a 18 de outubro, virtualmente, destacados profissionais da música coral nacional e internacional, do meio artístico e/ou acadêmico, promovendo a troca de experiências e saberes relacionados a esse segmento musical. O evento contou com 29 palestrantes convidados do Brasil, Argentina, Venezuela, Estados Unidos, Portugal e Suécia.

Professor do Lar Donato Flores e Regente do Coral do Projeto Espaço Feliz há quase 10 anos, o Maestro votorantinense Luís Gustavo Laureano integra a comissão organizadora do evento e, representa, tanto o terceiro setor, quanto a cidade de Votorantim e o estado de São Paulo.

O CIMUCI Um Novo Olhar é uma realização conjunta com a Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) em parceria com o Fórum Virtual de Regentes Corais Infantojuvenis – Projeto de Extensão Universitária da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), o Coral Espaço Feliz – Lar Donato Flores, de Tatuí, São Paulo e o Coro Curumins – Projeto de Extensão da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES).

O Congresso Virtual foi transmitido em plataforma de acesso público (YouTube), no canal Arte de toda Gente. A programação contou com dez webinares, incluindo conferência de abertura, lançamento de livros e e-books, mesas redondas e conferência de encerramento. Seus objetivos principais são incentivar as reflexões sobre os caminhos plurais da atividade coral voltada para o público infantojuvenil, dar a oportunidade de divulgação para trabalhos e pesquisas e ampliar o intercâmbio entre instituições que desenvolvem trabalhos voltados para esse público, em âmbito nacional e internacional.

No dia 18 foi apresentada a Mostra Coral Infantojuvenil, a qual contou com a participação do Coral do Projeto Espaço Feliz tanto com participação exclusiva sob regência do Maestro Luís Gustavo Laureano, quanto com participação no Grande Coro do CIMUCI, o qual incluiu também o Coro Infantil da UFRJ, PCIU! Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS e Coro Curumins da FAMES.

Para o Maestro, o canto coral é uma importante ferramenta de transformação social: “Cantar é uma necessidade essencial e intrínseca a qualquer ser humano e ao fazê-lo coletivamente, agregamos pessoas e as envolvemos de forma equitativa. A criança está em constante formação e o adolescente traz consigo as crises oriundas dessa fase da vida. O regente, então, pode ser um canal de transformação social, pois por meio da música, apresenta a esse aluno uma nova perspectiva de autoestima e, consequentemente, um novo olhar de mundo e de sociedade.”

No próximo sábado (31), às 15h, será realizado o Pós-CIMUCI, o qual contará com a participação do Educador Musical Iramar Rodrigues diretamente de Genebra – Suíça, abordando o tema “Pedagogia Dalcroze: Estratégias de aplicação no Canto Coral Infantojuvenil”. Para participar, basta acessar o Canal do CIMUCI no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCd4-_cOzk7DYkzMiTGEVtJQ.

 

Moção de Aplausos e Congratulações

Como forma de agradecimento, a Câmara Municipal de Tatuí acaba de laurear o Maestro Luís Gustavo Laureano com Moção de Aplausos e Congratulações, por integrar a comissão organizadora do referido evento e por ser um referencial na vida de seus alunos.

 

Luís Gustavo Laureano

Cantor Lírico, Regente Coral e Pianista, foi o primeiro Coordenador da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi”, onde fundou e foi o primeiro Professor e Regente do Coral Jovem. No contexto coral infantojuvenil, foi Regente de Coro e Orquestra da ETEC Rubens de Faria e Souza, Oficineiro de Canto Coral da Oficina do Saber – Escola em Período Integral da Prefeitura Municipal de Sorocaba, Professor de Canto Coral do PROAME – Programa de Amparo ao Menor de Votorantim, Projeto Guri de Mairinque e Grupo Referência Coro do Projeto Guri de Sorocaba. Em Votorantim, ministrou Workshops de Música Coral na EMEIEF "Izabel Fernandes Pedroso" e na EE “Senador José Ermírio de Moraes”. Atua há quase 10 anos no Lar Donato Flores como Professor e Regente do Coral do Projeto Espaço Feliz com o qual desenvolve ampla atividade sociocultural e artístico-musical.















Fonte: Assessoria de Imprensa



Veja mais fotos:

  1. Maestro Gustavo Laureano - Divulgação

  2. Maestro Gustavo Laureano - Divulgação







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.