Anterior

Série exclusiva Absolutas - O Futebol Feminino Contra-Ataca estreia no Facebook

23/10/2020

Anterior

Próxima

Setor de segurança patrimonial registra aumento no contingente feminino

23/10/2020

Próxima
23/10/2020 - 18:15
Diagnóstico precoce reduz em 20% mortalidade por câncer de mama
 Foto: Divulgação 

.

.

Em comemoração ao “Outubro Rosa”, na última terça-feira (20/10), a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), em parceria com o Seconci-SP e a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), promoveu uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama.

Ministrada pela médica coordenadora da equipe de Mastologia do Seconci-SP/OSS e diretora da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional São Paulo, Dra. Adriana Yoshimura, o evento on-line contou com a participação do diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, da vice-presidente do Seconci-SP, Maristela Honda e do presidente da ACSO, Sérgio Reze.

De acordo com a vice-presidente do Seconci-SP, Maristela Honda, o apoio do CIESP Sorocaba e da ACSO é muito significativa para a realização da palestra que alerta para importância da campanha Outubro Rosa, que já ocorre há mais de 20 anos. “Pelas dificuldades que estamos enfrentando este ano em virtude da pandemia da Covid-19 estamos tendo que nos reinventar, mas sem deixar de lado o alerta para que as mulheres façam a prevenção do câncer de mama”, ressaltou.

Segundo o diretor titular do CIESP Sorocaba, a palestra Outubro Rosa já é tradicional e o cuidado que as mulheres têm com a saúde serve de exemplo para os homens. “Geralmente nós homens não cuidamos tão bem da saúde quanto as mulheres. Então, é importante que nós sigamos o exemplo de sempre fazer exames preventivos, lembrando também que o câncer de mama pode afetar não somente mulheres, mas também homens em uma proporção reduzida”, observou.

Para o presidente da ACSO, Sérgio Reze, a união das entidades de classe em torno de um tema como o câncer de mama traz benefícios para a sociedade como um todo. “Sabemos que não estamos fazendo nada mais do que a nossa obrigação, mas todo esse conteúdo que a doutora Adriana está trazendo, por intermédio do Seconci-SP, é fundamental para ser levado para outras mulheres que não puderam estar aqui, pois pode salvar muitas  vidas”, pontuou.

Durante a palestra, a médica mastologista, Adriana Yoshimura enfatizou a importância do auto exame das mamas todos os meses. “O auto exame além de reduzir a taxa de incidência do câncer de mama e a mortalidade em 20%, reduz também os custos com tratamentos complementares e custos sociais inerentes ao tratamento”, explicou.

A palestrante lembrou ainda da necessidade de as mulheres fazerem os exames complementares. “A mamografia é o exame mais eficaz para o diagnóstico precoce. As mulheres que tem mais de 40 anos devem fazer esse exame todos os anos, apesar de ser desconfortável.  Há também outros exames como ultrassom, biópsia, se necessário, e também realizar uma consulta pelo menos uma vez por ano com o mastologista”, completou.

Estilo de vida

Um estilo de vida saudável também faz parte da prevenção, segundo a doutora Adriana Yoshimura. “É importante manter um estilo de vida saudável, praticando atividade física e evitando o consumo de álcool e o tabagismo. Outros vilões são os agrotóxicos e pesticidas que são colocados nos alimentos e os hormônios que são injetados em bois, vacas e frangos. O ideal é manter uma alimentação balanceada rica em vegetais, verduras, frutas e fibras. Além disso, praticar atividade física regularmente.”

A médica concluiu a palestra ressaltando a importância do apoio psicológico da família para as mulheres que são sobreviventes ou estão em tratamento de câncer de mama. “As questões emocionais e de auto estima são fundamentais durante o tratamento para auxiliar na recuperação da paciente e posteriormente para que ela retome suas atividades com tranquilidade”, concluiu.

Outras informações pelo site do Ciesp ou pelo telefone  (15) 4009-2900.













Fonte: Assessoria de Imprensa










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.