Anterior

Comissão de prefeitos visa fortalecer saúde regional e dialogar com Estado por flexibilização no Plano São Paulo

25/01/2021

Anterior

Próxima

Eduardo Kobra destaca a importância dos livros em mural na cidade de Sorocaba

25/01/2021

Próxima
24/01/2021 - 20:10
Prefeita Fabíola orienta comerciantes sobre funcionamento na Fase Vermelha
 Foto: Reprodução 

Prefeita Fabíola Alves

 

.

.

 

Luciana Lopez

 

A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves (PSDB), em coletiva de imprensa realizada na manhã deste domingo (24), no Paço Municipal, anunciou que a Prefeitura de Votorantim seguirá as regras estabelecidas no decreto estadual para a fase vermelha do Plano São Paulo, válida a partir desta segunda-feira (25) para toda a região de Sorocaba, com previsão de reclassificação em 15 dias.

“Até os últimos dados que nós tivemos da Secretaria de Saúde, nós estávamos com 90% dos leitos de UTI lotados. Atualmente temos 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no Hospital Municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça", mas pretendemos disponibilizar mais dois leitos dentro dos próximos dias e havendo necessidade podemos aumentar esses leitos”, comentou a prefeita.

Pelo decreto do Governo do Estado de São Paulo, nessa fase mais restritiva (vermelha), somente atividades essenciais — como supermercados e farmácias — poderão funcionar. Bares, restaurantes, padarias e similares poderão trabalhar apenas com sistema de delivery, drive-thru e take away (retirada); todas as demais atividades devem estar fechadas para atendimento ao público.

Mas, segundo a prefeita Fabíola Alves, em Votorantim os comércios considerados “não essenciais” também poderão comercializar suas mercadorias, desde que com sistema de delivery, drive-thru ou take away (retirada). “Conversamos com representantes dos comerciantes e explicamos que as atividades não essenciais poderão funcionar por delivery ou retirada no local. É importante que eles sigam todas as recomendações sanitárias. O mais importante neste momento é evitarmos aglomerações. Ninguém quer que os comerciantes parem de comercializar seus produtos. A intenção é apenas evitar o consumo no local, para que nós possamos ter um controle maior nesse período. Não vamos proibir os comerciantes de vender seus produtos, mas pedimos a colaboração para que evitem aglomerações dentro dos seus estabelecimentos”, disse a prefeita, que definiu a mesma regra para salões de beleza, que poderão funcionar com atendimento individualizado e pré-agendado.

As igrejas poderão funcionar com até 40% da capacidade. Já as academias de ginástica não podem abrir na fase vermelha.

As determinações municipais estão disponíveis no decreto nº 6186, de 23 de janeiro de 2021.

 

Volta às aulas

A data da volta às aulas na Rede Municipal ainda está indefinida, tanto as presenciais quanto as remotas. Já em relação ao kit merenda, a prefeita disse que está providenciando um contrato emergencial para entregar o kit merenda aos alunos, pois não há nenhum contrato vigente com empresa fornecedora para a Prefeitura.

 

Transporte coletivo

Questionada se haverá redução na oferta de ônibus, Fabíola Alves informou que não deve ter diminuição de viagens. "A ideia é que não haja diminuição na frota dos ônibus. Vamos pedir à empresa para que amplie os horários de ônibus para evitar aglomerações em horários de pico”, disse.

 

Atendimento no Paço

Os setores da administração pública municipal farão atendimento apenas mediante agendamento. Os telefones e e-mails de contato das secretarias estão disponíveis no decreto nº 6185, de 23 de janeiro de 2021.

 

Flexibilização

Fabíola Alves comentou que pretende participar de uma reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para relatar a situação de Votorantim, explicando que está providenciando aumento de leitos e verificando a possibilidade de flexibilizar a abertura de comércios menores na fase vermelha.

 

Leia também: Comissão de prefeitos visa fortalecer saúde regional e dialogar com Estado por flexibilização no Plano São Paulo.

 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.