
.
.
Por Prof. Jesus Rodrigues
É praticamente impossível definir com exatidão a importância de Pelé no cenário mundial. Pode-se dizer, sem errar, que se trata do melhor esportista de todos os tempos, e certamente uma das personalidades mais conhecidas mundialmente. A data do início dessa gloria pode ser em 15 de junho de 1958. Nesse dia, Pelé, com apenas 17 anos, estreava na Copa do Mundo da Suécia. O Brasil já estava na terceira partida e os jogadores, insatisfeitos com o rendimento do time, até então, disseram para o técnico Feola que o Pelé tinha que entrar.
Estavam certos. Pelé arrasou a defesa soviética e saiu de campo como a maior revelação de todos os tempos. Com gols decisivos, seis no total, o menino Edson Arantes do Nascimento, artilheiro brasileiro na competição, terminou como o Rei Pelé.
O Brasil havia sido campeão do mundo pela primeira vez. Chorando no gramado após a final, Pelé agradecia o êxito iniciado no Baquinho, time da cidade de Bauru, interior de São Paulo. De lá foi treinar no Santos, onde foi responsável pelos anos de gloria do clube
Foi 11 vezes campeão paulistano em 14 anos, também foi bicampeã mundial interclubes (1962 e 1963) e pentacampeã do torneio mais importante da época, a Taça Brasil. Individualmente, as marcas também são expressivas.
Pelé é o maior artilheiro do mundo de todos os tempos, tendo 1.279 gols como profissional.
Só no campeonato paulista, foi artilheiro por nove anos consecutivos. É o único jogador que foi três vezes campeão do mundo. Em 1970, no México, maduro e com jogadas impressionantes, estava ainda no auge. Um ano depois, deixou a seleção com uma grande festa para 120 mil torcedores no Maracanã. De 1975 a 1977, jogou pelo Cosmos de Nova York.
O Rei abandonou o futebol com 37 anos, mas ainda em forma, virando um homem de negócios e personalidade internacional.
Recebido com respeito por reis, presidentes e artistas importantes, em qualquer parte do mundo. Pelé soube administrar seus negócios com a mesma sabedoria que tinha em campo.
Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, com 82 anos de idade.
Coluna publicada na edição 497 da Gazeta de Votorantim de 21/01/2023
COMENTÁRIOS