Bairro da Chave é redescoberto em documentário inédito

.
.
Isabela Reis
Quando assistimos a filmes de aventura, mergulhamos em histórias que contam sobre tesouros perdidos, guardados em baús escondidos em algum lugar do mapa-múndi, esperando por serem redescobertos. Mas, para acessar esses tesouros, o desafio dos personagens principais é quase sempre o mesmo: é preciso encontrar a chave que alcançará as tão procuradas relíquias.
“Bairro da Chave, memórias de uma vila operária” segue praticamente o mesmo roteiro, mas não é um filme de ficção: é um documentário com personagens reais e verdadeiros tesouros, que foram sendo redescobertos a cada conversa gravada para a realização da obra audiovisual.
Lançado em novembro de 2023, o documentário apresenta a história do bairro a partir da perspectiva acolhedora e caseira de alguns de seus moradores mais antigos, como Neusa Ferreira, que conta morar ali há 80 anos, desde que nasceu. Antiga vila operária, o Bairro da Chave deu origem à cidade de Votorantim juntamente à Barra Funda, que possuía características parecidas.
Por trás das câmeras
O documentário sobre o Bairro da Chave foi originalmente produzido como trabalho de conclusão de curso por um grupo de estudantes de Jornalismo na Universidade de Sorocaba. Cezar Ribeiro, um dos integrantes do grupo, conta que durante o processo de produção existiu realmente algo semelhante a uma caça ao tesouro: a busca pela chave (da linha do trem) que deu origem ao nome do bairro, que estava escondida próxima ao local que abrigava a sede do Savoia, um dos primeiros clubes de futebol do Brasil, fundado no bairro.
Para desvendar os detalhes de cada história narrada, como a da chave que foi reencontrada, o grupo também ouviu a jornalistas e historiadores especialistas, como Cesar Silva e Jesse James, que trouxeram informações importantes sobre o processo de formação do bairro, bem como acerca das qualidades que ainda marcam a localidade, a exemplo do aspecto comunitário e de proximidade entre seus moradores.
Essa proximidade, aliás, é característica marcante durante o documentário. Conforme a professora Mônica Ribeiro, que orientou o grupo produtor, a abordagem utilizada na obra foi escolhida a partir de uma provocação: “Acredito que o que tenha marcado bastante foi uma pergunta que eu sempre repetia: O que torna o bairro da Chave especial? A partir disso, o grupo foi amadurecendo a ideia de registrar as memórias dos moradores mais antigos e sua relação com a Chave”.
E a proximidade foi tanta que o documentário apresenta registros de dentro das casas desses moradores, com muitas risadas e até mesmo confissões íntimas de suas vidas. De acordo com o produtor Cezar Ribeiro: “Nossas incursões diárias pelo bairro nos renderam confiança para continuar a nossa busca pelas fontes, pois com a constante presença da nossa equipe no lugar, começamos a ficar conhecidos e estabelecer uma relação com os moradores”.
Além da homenagem ao bairro, o lançamento de “Bairro da Chave, memórias de uma vila operária” encontra-se com as celebrações do aniversário da cidade de Votorantim, neste início de dezembro. A obra pode ser assistida no YouTube, a partir da busca por seu título.
Integram a ficha técnica: João Vitor de Camargo Barros, João Victor Flud, Cezar Ribeiro, Celinne Nishimura e Gabrielle Langkammer.
COMENTÁRIOS