Sobrinho votorantinense inspirou Paulo Betti a criar Téo Pereira de “Império”

Eduardo Gouvea
O blogueiro Téo Pereira é, sem dúvida, um dos personagens mais populares e carismáticos da novela Império, da Rede Globo, que terminou nesta sexta-feira (13). Despertando amor e ódio, ele divertiu o público ao destilar seu veneno para garantir muitos cliques em seu blog de fofocas. E para compor esse personagem, o ator Paulo Betti revelou em algumas entrevistas ter se inspirado em um sobrinho que mora em Votorantim.
“É um carinha que hoje tem 53 anos, e mora no interior de São Paulo, em Votorantim, uma cidade bem machista. João se assumiu aos 13 e, o mais engraçado, é que matava porcos junto com seu pai (meu irmão). Virou um gay macho”, disse em uma das entrevistas.
O sobrinho citado pelo ator sorocabano é o comerciante João Simão Betti, de 53 anos, que vive no bairro do Fornazzari, onde foi criado. Bem humorado, ele recebeu a reportagem da Gazeta de Votorantim em sua casa e falou da relação com o tio, que ficou mais próxima após o início do folhetim das nove da noite e se diverte com a história sobre matar porcos.
“Ele não sabia que eu matava porco e ficou assustado quando descobriu. Eu chegava a matar 15 no final de ano”, conta. João disse ainda que acha bacana quando o ator cita essas histórias. “Muitos veem um gay como uma pessoa frágil e não é bem por ai”, analisa. Ele disse ainda que sente orgulho quando é lembrado pelo tio. “Quando ele fala coisas boas de mim e de meu pai fico muito orgulhoso, não esperava que um dia eu ir ver isso”.
Apesar do ator tê-lo citado como uma referência, ele nega que tenha dado dicas ao ator. “Acho que ele não pegou isso de mim e nem precisa, porque é um ator muito bom. Tem muitas pessoas que falam que estou dando aula para o Paulo, não vejo assim. Alguma coisa, talvez, até sem querer, ele pegou de mim, sempre eu falo ‘cruzes’, ‘querida’, brinco com as pessoas que vão ao mercado (ao qual ajuda a irmã), dizendo essas palavras, mas nunca falei isso pra ele”.
O votorantinense guarda boas recordações do tio famoso e diz que ele nunca se afastou da família. Ele lembra de uma visita, na virada dos anos 80 para os 90, quando o ator fazia o personagem Timóteo na novela Tieta. “Vinha um monte de gente querer tirar foto com ele. Ele nunca desprezou a família por conta da fama”.
João conta que assumiu sua condição de homossexual ainda na adolescência e sofreu muita resistência por parte da mãe, que não aceitava e buscava maneiras de fazer o menino desistir de sua opção. “Tinha vez que me levavam no centro de macumba, outra no psicólogo, mas nunca dava certo, voltava mais gay ainda”, recorda-se brincando. Sobre o final personagem ele crava: “espero que ele termine com um bofe bem bonito”, diz aos risos.
COMENTÁRIOS